Colorimetria: como misturar as cores


colorimetriacapa

A colorimetria é a técnica de mistura de cores. Na verdade é a própria forma do estudo da percepção da cor pelas pessoas. A colorimetria apresenta o tripé que define a qualificação de uma cor, sendo ele o tom, a saturação e a intensidade. O tom é o que define do que chamaremos determinada cor, a partir de uma convenção. A saturação se deve ao grau único que faz uma cor ser vermelho e não outra cor. Mas nem todo o vermelho é forte e límpido. Quanto mais características de cores fracas, como o cinza, menos saturada ela é. E por fim a intensidade que define como cor forte ou mais clara, mesmo que não haja nenhum tipo de saturação.

color2 Colorimetria: como misturar as cores

Via Flickr

Cores primárias:

  • Três são as cores primárias. O amarelo, o azul e o vermelho. As misturas dessas cores desenvolve as cores secundárias. As cores primárias são as que possibilitam maior mescla de cores e variações utilizando-se das misturas. Sempre é necessário uma mistura, mas nem sempre precisa ser 50% de cada, depende da tonalidade escolhida.

Misturas das cores e obtenção de cores secundárias.

  • Para se ter o resultado ideal para a cor que procura, deve-se iniciar com a mistura entre as cores primárias. A mistura de duas das cores primárias resulta imediatamente em outra cor. Se você misturar a cor amarela com a cor vermelha, terá a cor laranja imediatamente. Poderá definir a tonalidade do laranja se aumentar ou diminuir a cor vermelha, ou ainda se aumentar ou diminuir a medida do amarelo;
  • Fazendo o mesmo procedimento poderá misturar o azul e o vermelho. Com duas medidas iguais das cores primárias, obterá a cor violeta, mas se alterar a medida de uma das primárias terá uma tonalidade diferente de violeta;
  • Para formar o verde deverá juntar azul e amarelo. Assim, se tiver azul em maior quantidade, terá um verde bem escuro, mas se o amarelo estiver em maior proporção, o verde será mais claro. 
    color1 Colorimetria: como misturar as cores

    Via Flickr

Obtenção de cores terciárias:

  • Depois de experimentar a mistura das cores primárias poderá fazer outros testes, envolvendo cores primárias e secundárias e secundárias e secundárias. Essas cores são chamadas de terciárias. Se misturar a cor vermelha com a cor violeta, na mesma proporção vai ver que aparecerá a cor vinho.
  • Para encontrar a cor azul turquesa que é uma tonalidade fraca de azul, deverá colocar a cor azul e um pouco do verde que acabou de fazer com a mistura das cores primárias.

Cores quentes, frias e neutras:

  • As cores quentes são aquelas que representam o fogo como vermelho e laranja. As cores frias são as que passam uma sensação de frio e representam a água, como o azul e o verde. Nesse sentido, pode-se concluir que nas primárias apenas o azul é uma cor fria, sendo que o amarelo e o vermelho são cores quentes. O branco, o preto e o cinza são consideradas neutras pela aparência pesada.
    color31 Colorimetria: como misturar as cores

    Via Flickr

Para fazer as misturas, o ideal é utilizar um pincel e tinta guache, além de folhas de papel em branco. Cada mistura deve ser feita numa folha diferente. Para encontrar outras cores deve fazer as próprias experiências, independente de utilizar cores primárias, secundárias ou terciárias.
Boa sorte e sucesso sempre!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !