Como abrir arquivo xml


189699123_9b362598ea_b-F550x450

A tecnologia informática não para de nos apresentar novas ferramentas e programas. São inúmeros os aplicativos que atuam na criação, manutenção e melhoramento de funções e atividades. Tudo o que conseguimos visualizar na internet é o resultado de uma combinação de funções e comandos que são transformados em letras, números, imagens, videos e arquivos. Os códigos devem ser escritos corretamente para que um texto ou uma página da Web seja criada com sucesso.

As linguagens de programação servem para criar e exibir dados. As mais utilizadas são o HTML, PHP e Visual Basic. São através delas que páginas e sites são criados, podendo exibir textos, imagens e vídeos. E para descrever o que estas linguagens de programação sugerem, existe o XML, que capta diversos tipos de dados e os compartilha com facilidade pela internet. Sua principal característica é a criação de uma infra-estrutura única para as diversas linguagens de programação nele baseadas (XHTML, RDF, SDMX, SMIL, MathML).

5511036439 4d9e2eb3a9 b F550x450 Como abrir arquivo xml

Via creativecommons

O XML é uma forma simples de se escrever textos que serão interpretados de forma facilitada pelos sistemas operacionais. É constituído através de “tags”, que agrupam textos dentro do comando < >. Para finalizar a tag, usa-se uma barra em seu início. Dentro dela, podem haver textos ou atributos, como imagens e vídeos, por exemplo.

Alguns exemplos de documentos que são comumente escritos em XML: Nota Fiscal Eletrônica, Certificados Digitais, etc. O XML não é usado sozinho e sim como facilitador de linguagens de programação, facilitando o trabalho de programadores, que podem utilizar arquivos já existentes, modificando apenas algumas informações e conteúdo. Através do XML é possível criar documentos de forma organizada hierarquicamente, como é o caso de arquivos de bancos de dados, por exemplo.

Como abrir Arquivos em XML:

  • Para a leitura de arquivos em XML você pode utilizar programas que efetuam todo o processo de interpretação de informações. Caso queira conferir um deles, acesse o link http://www.baixaki.com.br/download/xml-notepad-2007.htm. Siga as instruções de uso e instalação.
5729009434 6bf104eb39 F550x450 Como abrir arquivo xml

Via creativecommons

Outra forma prática de leitura de documentos e arquivos em XML é a seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que quer abrir e, dentre as opções que irão aparecer, escolha “salvar destino como”.
  • Após clicar sobre esta opção, escolha o local onde irá salvar o arquivo e clique em “salvar”.
  • Na janela que se abre, certifique-se de que a opção “salvar como tipo” esteja selecionada como XML, pois só assim o arquivo será aberto corretamente.
  • Depois de salvar o arquivo, basta abri-lo com qualquer programa que execute documentos em XML. Um exemplo é o Excel, um aplicativo da Microsoft para registrar dados e estatísticas.
  • Existe também a opção de selecionar um arquivo em XML e fazer sua leitura online no site http://www.leitorxml.com.br/. Basta selecionar o arquivo gravado em seu computador e enviar para a leitura.

A expectativa  com relação à atuação da tecnologia XML, é facilitar a leitura de textos através sua grande capacidade de abrigar os elementos dinâmicos à escrita,s e fazer uma ligação direta e indireta entre eles. Como  se vê, o XML é uma plataforma muito utilizável e de fácil manipulação, sendo sua essência é apoiada na facilitação e na economia de grandes esforços.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !