Como abrir firma em cartório


8491558111_ef194f26e1

O termo “firma” é utilizado para determinar uma assinatura perante os órgãos públicos, garantindo a legitimidade de documentos, solicitações e diversos processos que necessitam de averbação e reconhecimento judicial para serem efetivadas.

A abertura e o reconhecimento de firma são procedimentos realizados nos cartórios municipais e estaduais, mediante a apresentação de documentos específicos que assegurem a originalidade de uma assinatura.

 6264303264 e9ac3aa598 Como abrir firma em cartórioUS Embassy Guyana/Flickr

Porque é necessário abrir firma em cartório?

Pedidos, declarações e averbações de caráter oficial exigem o reconhecimento de firma, necessária para assegurar a legalidade destes e tantos outros serviços de grande importância. Empresários, comerciantes e cidadãos podem e devem abrir firma em cartório pois cedo ou tarde precisarão reconhecer um documento perante os órgãos públicos ou privados.

Quando um indivíduo realiza a abertura de firma, deve reproduzir sua assinatura pessoal, que será utilizada para atestar a legitimidade e reconhecimento de um pedido ou apresentação necessária de documentos em vista das exigências judiciais. Reconhecer firma significa comprovar a autenticidade de uma solicitação entre quem solicita e quem exige este tipo de serviço.

Saiba agora quais os procedimentos necessários para abertura de firma em cartório e realize este ofício o quanto antes, pois você certamente precisará utilizá-lo em suas atividades pessoais e profissionais.

Como abrir firma

408239904 9b9f7acb23 Como abrir firma em cartóriofelipefonseca/Flickr

O processo de abertura de firma é simplificado e demanda pouco tempo para ser concluído. O indivíduo interessado deverá comparecer ao cartório mais próximo de sua residência munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG) original;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) original.

Observação: Cópias autenticadas não serão aceitas.

No cartório, o solicitante deverá aguardar atendimento, informando ao representante do órgão o serviço que deseja realizar (abertura de firma). Logo após, o mesmo será direcionado à cumprir os seguintes procedimentos:

  1. O solicitante deverá assinar por duas vezes um formulário que oficializará o seu pedido, incluindo no documento os seus dados pessoais de próprio punho.
  2. Depois de preenchido o formulário, este será direcionado ao sistema do órgão, que registrará as informações e a legitimidade dos dados cadastrais que serão confrontados sempre que houver a necessidade de reconhecimento de firma.
  3. Efetuadas as etapas anteriores, a firma já estará aberta e disponível para averbação. No reconhecimento de firma, não é exigido que o próprio indivíduo compareça ao cartório, sendo possível enviar terceiros (munidos de identidade original) na realização do ofício.

Avisos

Cartório da 14ª Zona Eleitoral Andrelândia Como abrir firma em cartórioEduardo P/Wikimedia Commons

  • O documento de identidade poderá ser substituído por qualquer outro que possua a foto e a assinatura do solicitante no pedido de abertura de firma, tais como a CNH, reservista de serviço militar ou carteiras de conselhos profissionais (CREA, OAB, CRO, etc.);
  • Caso haja mudança da assinatura utilizada na abertura de firma, o cidadão deverá dirigir-se ao cartório para atualizar sua ficha de cadastro;
  • O ofício poderá ser realizado em qualquer cartório civil ou de notas sem custos financeiros. Somente o reconhecimento de firma será cobrado pelo órgão responsável.

Ciente destas orientações e exigências, basta que o interessado vá até um cartório e solicite este serviço gratuitamente, que será muito importante para situações e pedidos onde o reconhecimento de firma é necessário e obrigatório.

(Imagem Destaque:  Defense Logistics Agency/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !