Como abrir garrafa de vinho sem saca rolhas


Veuve_clicquot_bottle_sizes

Abrir garrafas de vinho é sempre uma tarefa difícil. Mas há maneiras diferenciadas de abrir sem ter que utilizar o saca rolhas. Dentro da garrafa há muita pressão e por este motivo a dificuldade é bem maior, independente do sexo; masculino ou feminino. O ideal é que consiga abri-la sem estragar a rolha e muito menos a garrafa, porém precisa de delicadeza e cuidado ao executar a tarefa, caso contrário estragará os dois.

399px French beaujolais red wine bottle Como abrir garrafa de vinho sem saca rolhasLewis Ronald/Wikimedia Commons

Veja maneiras abaixo de fazer a tarefa. A dica é ter bastante paciência e tomar cuidado para não estourar.

  1. A primeira maneira é colocar a garrafa de vinho com em um sapato. Isso deve ser feito com a parte debaixo do vinho dentro do sapato. Feito isso bata a parte de trás do sapato na parede de modo que dê pressão para a rolha começar a sair. O processo pode demorar um pouco, pois varia muito a pressão que você dá. Repetindo as fases chegará ao momento em que a rolha já saiu totalmente e ai basta retirá-la da garrafa. No começo pode bater com o sapato na parte debaixo da garrafa para soltar a rolha.
  2. Por incrível que pareça o cadarço de couro também pode ajudar. Pegue um cadarço e faça um nó na ponta. Logo em seguida pegue qualquer objeto pontiagudo e empurre esse nó para baixo. Desta forma o nó ficará embaixo da rolha, fazendo com que você se puxar a rolha saia. É possível que o nó saia, mas se isso acontece é só refazer o processo que tudo dá certo.
  3. Quem não tem um saca rolha pode usar uma chave de fenda, um alicate e um parafuso. Deverá parafusar com a chave de fenda na rolha e depois puxar com o alicate. No começo é um pouco difícil, mas com o tempo é simples de fazer a atividade.
  4. Usar uma toalha. É muito parecido com a técnica do sapato, pois você baterá a parte debaixo da garrafa de vinho contra a parede usando uma toalha para que se tenha mais pressão e não a estrague.
  5. Algumas pessoas acham mais fácil colocar a rolha para dentro do vinho, mas isso não é legal, pois muitas vezes quando a rola se desfaz começa a vir junto com o copo de vinho, o que causa um gosto desagradável.
  6. Usando o canivete ou faca também é possível abrir a garrafa, mas é preciso ter o dobro de cuidado para não se cortar. Para retirá-la é muito simples, basta você colocar a faca ou canivete na rolha de forma que a perfure e não puxará logo em seguida, pois primeiramente deverá fazer movimento circular e posteriormente puxar a rolha. Desta forma não corre o risco de se machucar.

bottle 96327 6401 Como abrir garrafa de vinho sem saca rolhastatlin/Pixabay

 

Uma dica importante e útil é que o calor embaixo da garrafa ajuda a soltar a rolha, mas quando este é em excesso pode fazer com que a garrafa exploda. Portanto, as dicas acima são ideias quando não se tem um saca rolha por perto. Estas maneiras são domésticas e podem ser feitas a qualquer momento quando necessário.

(Imagem Destaque: Walter Nissen/Wikimedia Commons)

1 reply to this post