Como abrir um restaurante caseiro


4192255085_2490f3db50_z-F550x450

Abrir um negócio próprio nos dias atuais se tornou uma das melhores formas de obter uma renda justa, fazer o que gosta e ainda ter horários mais flexíveis. Para quem vai iniciar um empreendimento, abrir um restaurante é uma ótima opção, principalmente devido à rotina corrida das grandes cidades, que impossibilita às pessoas prepararem suas próprias refeições. No entanto, se engana quem pensa que administrar um negócio próprio é um mar de rosas. Para garantir o sucesso do restaurante, é fundamental conhecer práticas básicas da boa administração, além de estar por dentro de estratégias de marketing que possam alavancar a sua empresa em um meio cada vez mais concorrido.

6551193805 076de56195 b F550x450 Como abrir um restaurante caseiro

Via creativecommons

  • Antes de ser um empreendedor, seja um administrador: Para quem vai iniciar o seu negócio, ter uma boa administração é essencial para garantir o sucesso. Por isso, busque conhecer os princípios fundamentais do gerenciamento de empresas e da administração. O SEBRAE é um ótimo serviço de consultoria para micro e pequenas empresas, que auxilia o empreendedor de primeira viagem com uma série de cursos e capacitações na área de administração e gerenciamento. Vale a pena buscar mais informações na agência mais próxima ou através da página: www.sebrae.com.br.
  • Faça um plano detalhado de negócios: Preparar um plano de negócios vai ajudar o empreendedor a conhecer em detalhes toda a estrutura do seu novo empreendimento. Para quem deseja abrir um restaurante, esse documento será fundamental, pois fornece uma visão geral de todos os aspectos relacionados ao investimento de capital, planejamento de marketing, quantidade de sócios, melhores fornecedores, etc. É um mapa completo de todos os aspectos envolvidos, sejam eles positivos ou negativos. Portanto, conhecer esses detalhes de forma aprofundada vai garantir que o futuro empresário não corra muitos riscos ao aplicar um investimento, algo que pode ser determinante para o sucesso do novo restaurante.
  • Qual é a fonte do capital necessário? O primeiro passo para quem deseja abrir um restaurante de qualidade é possuir capital suficiente. Analise o projeto do seu negócio e tenha em mente o quanto será necessário investir na compra de mesas, cadeiras, balcões, freezers, funcionários, gastos com decoração e vários outros. Além disso, analise também o capital de giro, que é o investimento necessário para fazer o negócio funcionar nos primeiros meses antes do lucro, para o pagamento de funcionários, aquisição de materiais e alimentos.
  • Faça uma pesquisa de marketing: Conhecer a sua clientela é um processo fundamental para quem deseja abrir um restaurante de sucesso. Por isso procure realizar pesquisas com a população próxima, de forma a compreender as suas necessidades e oferecer-lhes um serviço mais adequado. Essa pesquisa é algo relativamente barato de ser feito e vai proporcionar um ótimo retorno financeiro para o restaurante, caso as opiniões da clientela sejam colocadas em prática.
  • Invista na boa administração: Abrir o seu próprio restaurante é um processo relativamente fácil, caso tenha toda a estrutura e capital necessário. No entanto a sua manutenção não é algo tão simples e exige noções específicas de administração, gerenciamento de negócios, conhecimentos sobre matemática financeira e vários outros assuntos essenciais para garantir o sucesso da empresa. Por isso, busque investir também em cursos e capacitações que o ajudem a cuidar melhor do seu restaurante. Dessa forma, a sua preocupação principal será somente a localização de suas futuras filiais pela região.
6304865358 a53d476ef8 b F550x450 Como abrir um restaurante caseiro

Via creativecommons

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !