Como abrir uma conta na Caixa


4606242621_179b5c1790

A Caixa Econômica Federal é uma das maiores instituições financeiras do Brasil, com agências espalhadas em todos os estados e boa parte dos municípios do país.

Criada em 1861 por Dom Pedro II, a Caixa Econômica é um órgão do Governo Federal Brasileiro, administrada pelo Ministério da Fazenda. Entre seus principais produtos e serviços, estão o financiamento da casa própria, o seguro-desemprego, empréstimos consignados e benefícios como PIS e FGTS.

Se você deseja criar vínculo com a Caixa Econômica para investir ou poupar suas riquezas,  veja as dicas a seguir e saiba o que é preciso para fazer parte desta grande instituição.

Como abrir uma conta na caixa

Existem três tipos de conta oferecidos aos clientes Caixa de acordo com seus perfis e necessidades.

  • Conta Corrente Pessoa Física: Utilizada para realizar e receber depósitos; efetuar saques; realizar pagamentos e aplicações; requirir empréstimos e financiamentos.
  • Conta Caixa Fácil: Destinada aos cidadães que apresentam movimentação financeira de até R$ 2.000,00 mensais, este tipo de conta torna o usuário correntista do grupo, além da possibilidade de efetuar saques, depósitos e pagamentos em qualquer ponto credenciado.
  • Conta Universitária: Recomendada aos estudantes do ensino superior que precisam controlar suas finanças e contar com créditos especiais durante a vida acadêmica. Entre os benefícios, o cliente conta com cartão de crédito, cheque especial e demais serviços personalizados.

6355360253 30e095425d Como abrir uma conta na Caixa401k/Flickr

Na caixa, o cliente mantém suas econômicas sempre em crescimento, pois as taxas são menores se comparadas às demais instituições do gênero. Além disso, quando o cliente tiver de sacar um valor de sua conta, além das agências, o mesmo poderá deslocar-se até uma casa lotérica cadastrada, munido de sua identidade e cartão magnético.

Mesmo que você seja cliente de outros bancos, ter uma conta na Caixa Econômica é de grande valia, pois os programas e benefícios sociais do Governo Federal são creditados aos clientes através desta instituição, como por exemplo, seguro-desemprego, INSS, PIS e aposentadorias.

Há também a opção Conta Poupança, onde o cliente armazena suas finanças com praticidade e segurança. Para abrir uma conta na Caixa, você deverá apresentar os seguintes documentos em uma agência de sua cidade:

  • RG (cópia e original);
  • CPF (cópia e original);
  • Comprovante de Residência (cópia e original).

Criação da Conta: O indivíduo, desde que seja maior de idade, ao se dirigir à uma agência da Caixa, será questionado sobre qual o tipo de conta deseja abrir, bem como os serviços e produtos que pretende utilizar. Após preencher alguns documentos onde afirma estar ciente das cláusulas do contrato, o gerente solicitará ao cliente o cadastro de uma senha a ser utilizada pelo mesmo em todos os tipos de serviço da instituição.

5485001447 8dbae5cbef Como abrir uma conta na Caixaitdecisions/Flickr

Para ativar esta solicitação, o cliente deverá realizar um depósito bancário em sua própria conta, que costuma ser de R$ 50,00. Após o reconhecimento do banco referente a este ato, a conta passa a vigorar e o cliente receberá um demonstrativo de seus dados bancários até o recebimento do cartão magnético, que poderá ser utilizado em caixas eletrônicos e casas lotéricas cadastradas.

Importante: Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão Caixa, é necessário entrar em contato imediatamente para proteger a conta de crimes e demais situações danosas. Ligue para o SAC 0800 726 0505 e informe-se.

(imagem destaque:fotosgovba/Flickr)