Como abrir uma farmácia


8513149084_92d69dc430

Pouca gente duvida de que farmacia é um bom negócio a se investir, pois mesmo a cidade tendo várias ainda conseguem se manter e promover ao proprietário o progresso de seu empreendimento. Porem que deseja abrir mais uma farmácia deve se preocupar com a quantidade de farmácias e drogarias existem na sua cidade; Pois diferentemente de outros ramos de atividade que o empreendedor pode através de uma forte campanha de marketing promover o hábito das pessoas em consumir o seu produto, as farmácias funciona diferente, o cliente compra remedio quando precisa dele e não porque está na moda usar.

115587090 dc807d1fbf Como abrir uma farmáciaeliazar/Flickr

No entanto a FEBRAFAR Federação Brasileira de Farmácias diz que o Brasil é o 4º país que mais consome medicamentos em comparação com os demais países do planeta. Isso deixa evidente que se houver planejamento, pesquisa e tomada de decisões inteligentes é possível que se abbra mais uma farmácia na sua cidade e ainda tenha êxito. Confira dicas:

  1. Antes de iniciar o processo de abertura de empresas dirija-se a prefeitura da cidade em que deseja abrir a farmácia ou outro órgão que a prefeitura lhe indicar para saber quantas farmácias existem na cidade.Uma farmácia por 1500 habitantes, por exemplo, não é um numero interessante, pois desses 1500, nem todos tomam medicamentos com frequência e há até aqueles que fogem de tomar remédios. Uma proporção interessate e motivadora seria a partir de 1/5000hab.
  2. Com um mapa da sua cidade, marque onde estão as farmácias existentes, com essa medida você vê qual região da cidade tem menos ou não tem farmácia, assim poderá escolher melhor o ponto. Porém há de se pensar tambem que se a região carente de farmácia for uma região muito pobre, não tera ali clientes suficientes para manter e desenvolver o negócio. Pois a parcela mais carente da população tem remédios de graça nos postos de saúde e quando precisam comprar algum que não esteja entre a lista do SUS, compram em farmácia popular do Giverno Federal.
  3. Nessa fase, se o futuro proprietário da farmácia não é formado na área, precisará contratar um já nessa fase. E obrigatório que toda farmácia tenha um funcionário que atue na profissão de farmacêutico.
  4. Procure um escritório de contabilidade e dê início à papelada. Enquanto o escritório trabalha na parte burocrática, você faz contato com fornecedores, lojas de móveis para a instalação da farmácia e aluga o ponto.
  5. Muitas farmácias antes de abri ou até depois de abertas, fazem contrato com grandes redes como Ultrafarma, Farmais, Drogamais e muitas outras. Essas redes oferecem vantagens, para que a placa na faxada tenha o nome da rede. Vale a pena contatar uma dessas redes através de seus sites para saber dos requisitos necessários e quais são as vantagens, para depois decidir se abrir uma franquia ou uma nova e exclusiva farmácia. Com um nome forte fica mais fácil garantir uma boa fatia de consumidores do mercado, pense nisso e tome a decisão que mais lhe parecer viável.
  6. Geralmente os escritórios de contabilidade além de gerar o CNPJ, dão completa assessoria no que diz respeito a zoneamento, autorização para a colocação de placas na frente do estabelecimento, etc. Quando o contador disser que está tudo pronto para a abertura, lembre-se de questionar se ficou alguma providência fora do âmbito de abertura em si para tomar. Isso evita surpresas desagradáveis.

115576848 c525e802b6 Como abrir uma farmáciaeliazar/Flickr

Essas 5 dicas lhe ajudarão não só a abrir a farmácia, mas também abri-la com grandes chances de dar certo. É importante não arriscar demais o seu capital em um negócio sem um estudo básico da concorrência, localização e análise da possibilidade de abrir franquia, que ja tem um nome forte e clientes cativos.Utilize esse guia de como abrir uma farmácia e tenha sucesso em seu empreendimento.

(imagem destaque: xornalcerto/Flickr)