Como abrir uma franquia do O Boticário


800px-O_Boticário_-_Gramado

A rede de perfumaria O Boticário possui no Brasil mais de 900 franqueados em um total de 3.200 lojas.  A marca é altamente reconhecida pela população tanto por sua qualidade, quanto por sua preocupação ambiental.Todas as lojas, sejam franqueadas ou exclusivas, trazem o mesmo conceito de atendimento ao consumidor, que tem como principal meta oferecer ao cliente uma experiência agradável na hora da compra.

Todos os anos, O Boticário analisa o mercado para fazer um planejamento de expansão pesquisando novas oportunidades de negócios para oferecer novas franquias. Se você tem o desejo de ter o seu próprio negócio, então veja dicas de como abrir uma franquia do O Boticário.

800px O Boticário   Gávea Como abrir uma franquia do O BoticárioEduardo P/Wikimedia Commons

O que é uma franquia

Franquia é um sistema de venda de licença que se baseia no seguinte sistema:

  • O franqueador (no caso O Boticário) cede ao franqueado (você), autorização para explorar a marca e o direito de distribuição de produtos.
  • Para que o franqueador ceda sua marca, é necessária uma contrapartida do franqueado, que se constitui em um investimento alto, pois quem deseja comprar a franquia, deverá seguir normas de infraestrutura, de instalações, e deverá destinar parte do lucro (royalties) ao franqueador.

Dicas

  • Franquia do O Boticário. Tire algumas dúvidas com relação à franquia da perfumaria O Boticário.
  • Eu tenho que ter experiência em perfumaria. Não, a franquia exige apenas que você tenha visão de negócios e seja empreendedor.
  • Qual é o investimento inicial. O interessado em obter uma franquia terá que desembolsar um valor que pode variar entre 150 mil e 450 mil reais como investimento inicial.
  •  Eu tenho que pagar taxa de franquia ou fundo de propaganda. Não. O Boticário não cobra nenhuma dessas taxas de seus franqueados.
  •  Como funciona o pagamento de royalties. Todo franqueado deve comprar os produtos apenas na matriz da perfumaria O Boticário ou com seus vendedores exclusivos, neste caso, a empresa irá cobrar uma taxa de 38% sobre o valor total das compras como royalties para uso de sua marca. Ou seja, o franqueado não precisará dividir parte de seus lucros com o franqueador e nem precisará prestar contas de suas finanças, tendo total independência no negócio.
  •  Existe tamanho e normas para abrir uma loja da perfumaria. Sim, a franquia exige que você tenha uma loja com no mínimo de 40 m2, que siga determinados itens de decoração interna e externa e que mantenha 4 funcionários.

800px Lounge O Boticário @ São Paulo Fashion Week em Janeiro e Fevereiro de 2011 1 Como abrir uma franquia do O BoticárioO Boticário SPFW/Wikimedia Commons

  •  Quanto vou lucrar com a franquia. O prazo de retorno demora entre 18 a 36 meses, dependendo da gestão empresarial do franqueado. A lucratividade do negócio ficará em torno de 8 a 10% do faturamento bruto, cuja média mensal é de 70 mil reais.
  • Como obter uma franquia. O primeiro passo para ser um franqueado do O Boticário é fazer um cadastro no site da marca  e preencher um cadastro composto de 4 passos onde você deverá informar seus dados pessoais, documentos e apresentar a sua proposta de negócio. A proposta será analisada pela empresa levando em conta a região e o valor de investimento inicial proposto pelo franqueado.

800px Sadi Consati prepara o look de Mari Sampaio para o vídeo de Boticário Capricho @ São Paulo Fashion Week em Junho de 2011 Como abrir uma franquia do O BoticárioO Boticário SPFW/Wikimedia Commons

  • Sucesso no negócio. Não basta apenas obter uma franquia do O Boticário para se considerar um empresário de sucesso e ter uma loja lucrativa. Você deverá fazer um planejamento, seguir com rigidez seu plano de negócio e cuidar de suas finanças, pois o lucro só vem depois de dois anos. Mas para quem tiver disposição e empreendedorismo, ter uma loja franqueada da perfumaria O Boticário é certeza de ter um bom negócio.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Eduardo P/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !