Como abrir uma igreja evangélica


6213716621_73f8363eb2

Algumas igrejas evangélicas já existentes no Brasil são abertas em sistema semelhante ao de franquia de uma empresa ou marca. Sendo que quem deseja abrir uma em seu bairro/cidade precisa inevitavelmente entrar em contato com a denominação desejada para dar início ao processo. É possível também abrir uma nova igreja, uma denominação diferente das que já estão em atuação no país. Veja o passo a passo de como abrir uma igreja envangélica no Brasil.


Você irá precisar de

  • Um ponto comercial, que será o salão da igreja
  • Mobília, que consiste em cadeiras para os fiéis se acomodarem, púpito, mesa e cadeiras de altar.
  • Conhecimento bíblico
  • Fazer investimento na fachada da igreja segundo orientação da denominação que representará
  • Computador ligado à internet para administração e contato com fiéis
  • Site na internet (opcional no início)

4990450384 5c560f6a1b Como abrir uma igreja evangélicaGaleriadobem/Flickr

Como fazer

  1. Encontre um ponto que entenda como ideal para seu projeto, inicie a negociação da locação.
  2. Entre em contato com a igreja que pretende abrir uma “filial” para se candidatar como dono de uma unidade.
  3. Paralelamente à esses 2 primeiros passos, você precisa pesquisar por fornecedores da mobília necessária. Negocie preço, prazo e descontos e no momento em que a matriz da denominação evangélica der sinal verde, você conclui a compra e a locação.
  4. Os passos seguintes varia de acordo com a igreja, mas todas facilitam ao máximo a abertura quando na região não há outra filial da mesma igreja.
  5. Dê início às atividades de evangelização e motivação da fé dos fiéis que moram nas redondezas da sua igreja, sendo que é necessário todo mês enviar uma quantia de dinheiro à matriz da sua igreja, assim funciona a maioria delas.

Abrir uma nova igreja

Aqui o processo é diferente, uma igreja funciona nos mesmos moldes de uma associação, sendo assim é preciso ter um grupo de pelo menos 8 pessoas para dar início à abertura.
Todo investimento que houver na fundação da igreja vem dos membros associados ou por doação. E se desejar que sua igreja cresça perante as demais, precisa organizar muito bem o regimento interno, as diretrizes, a razão pela qual se abriu uma nova igreja, a missão, os valores e até mesmo a visão de futuro.
A sua igreja precisa ter um “alicerce” firme e coerente para que os fiéis se identifiquem com sua igreja e passe a frequentá-la.
É preciso muita preparação religiosa, pleno conhecimento da Bíblia, boa oratória, liderança e perseverança, pois mesmo as igrejas não pagando impostos e tendo relativamente poucas despesas, ela precisa se auto sustentar, pagando a locação do salão, contas de água, luz e internet, entre outras com as doações, ofertas e dízimos, sendo que a “mão de obra” é possível envolver a comunidade e fazer um rodízio de voluntários para manter a igreja limpa, organizada, bem divulgada e com regularidade nas atividades.
O passo a passo consiste em:

  • Organizar o regimento e estatuto da associação.
  • Registro em cartório.
  • Obtenção do CNPJ.
  • Locação do salão.
  • Pintura da fachada.
  • Aquisição da mobília.
  • Registro na prefeitura.
  • Assembleia para definir: presidente, vice presidente, secretários e tesoureiro, bem como quem será responsável pela pregação nos cultos.

Com essas dicas é possível abrir de forma fácil e otimizando tempo, a sua nova igreja ou a uma filial de outra já existente.

 3512963020 c30171433d Como abrir uma igreja evangélicaxornalcerto/Flickr

 (imagem destaque: wikimapa/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !