Como abrir uma imobiliária


5462624005_fe389464d1

Que o mercado imobiliário está super aquecido no Brasil, todo mundo sabe. Mas você sabia que também pode colher frutos dessa tendência? É só abrir uma imobiliária e passsar a intermediar negociações, ganhando comissões bem vantajosas.

O setor para o qual a imobiliária pertence é o terciário, no ramo de atividade prestação de serviços de locação, compra e venda de imóveis residenciais e comercial. Como muita gente ainda procura locar imóveis driblando o corretor, a escolha do ponto pode ser crucial, o ideal é que seja um local movimentado e de fácil acesso.

Esse ponto precisa de pelo menos 2 ambientes: um para recepção e outro uma sala maior onde ficarão mesas com telefone e computador, para que os corretores contratados pela sua imobiliária possam fazer seus contatos.Além de computador com internet pe preciso ter câmera fotográfica, site com fotos e informações sobre os imóveis disponíveis e mobília.

Requisitos necessários

  • Gostar de negociações,
  • ter no mínimo o ensimo médio completo, preferencialmente um curso técnico na área ou de gestão,
  • ser dinâmico,
  • possuir boa índole perante a sociedade são requisitos que ajudam o proprietário da imobiliária a ter sucesso nos empreendimentos.

5462666583 3de79a185c Como abrir uma imobiliáriaimobiliáriathá/Flickr

Passo a passo

  1. Não é obrigatório ter curso técnico em transações imobiliárias para ser o dono da empresa, mas os negociadores precisam obrigatoriamente ter registro no CRECI. Procure por profissionais para formar a sua equipe.
  2. Abertura da empresa: na seguinte ordem: registro na Junta Comercial, registro na  Receita Federal, registro na prefeitura municipal, registro no  sindicato patronal e registro no CRECI. Se tiver dificuldade nessa etapa, a contratação de um contador pode otimizar o tempo.
  3. Ponto, mobília e instalações de internet e telefone vem em seguida.
  4. Divulgação, pintura da fachada, confecção de cartões, anúncios em revistas e/ou jornal da região forma um conjunto de ações de publicidade e marketing importante para que o negócio se torne conhecido.
  5. Não necessariamente nessa ordem, mas o dono da imobiliária precisa ter clientes não só para locar e comprar, mas também de proprietários de imóveis à venda ou para locar. A captação desse tipo de cliente é contínua, pois ao vender um imóvel de um cliente, esse só voltará a ser cliente se tiver mais imóveis para vender ou quiser futuramente fazer uma locação. A clientela gira muito e por isso é interessante que a imobiliária tenha pelo menos um profissional se dedicando exclusivamente na captação de clientes. Isso pode ser feito de diversas formas, como abordando proprietários de imóveis com placa de “aluga-se” ou “vende-se”, assim como colocando anúncios em classificados.

Dicas

  • Acompanhe o mercado, que por estar aquecido está sempre em mutação, em aperfeiçoamento. Assine revistas do segmento e esteja atento às ações de seus concorrentes.
  • O SEBRAE tem ótimas dicas, cursos e cartilhas que ensinam “o caminho das pedras”, para que o empreendedor atinja seus objetivos no menor tempo possível.
  • A imobiliária precisa trabalhar de acordo com a Lei 6.530/78 específica para esse ramo de atividade, tome conhecimento dela e passe para seus funcionários, não só os corretores, mas atendentes, recepcionistas e telefonistas, para que a equipe trabalhe de forma organizada e padrão.

5463242940 303c18d8ed Como abrir uma imobiliáriaimobiliáriathá/Flickr

(imagem destaque:imobiliáriathá/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !