Como abrir uma lotérica


5011771463_95aab1548e_b-F550x450

Quem busca uma alternativa de negócio para investir e dispõe de recursos suficientes, pode abrir uma casa lotérica e comercializar os produtos e serviços da Caixa Econômica Federal. O negócio é bom, com retorno garantido, tanto que dificilmente se encontra donos desse ramo de negócio querendo passá-lo para a frente. Existem dois caminhos para se tornar um proprietário de casa lotérica, e nos dois casos é necessário autorização da Caixa. Essa autorização poderá ser através de um processo licitatório, cujos critérios são divulgados em edital para conhecimento dos interessados.

5012374146 cc62257ce0 b F550x450 Como abrir uma lotérica

Via creativecommons

  • A lei que rege o Regime de Permissão é a 8.987/95, e os interessados preenchem formulário de intenção em uma agência da instituição bancária, a partir daí começa um estudo para analisar o potencial do mercado no município ou no bairro escolhido pelo candidato, qual o melhor tipo de unidade a ser instalada no local, bem como o ponto comercial a ser instalado.
  • O resultado desse estudo é divulgado pela Caixa divulga através de edital na imprensa oficial.
  • Depois de ser aprovado, o candidato paga a taxa de permissão e firma um contrato de adesão.
  • O próximo passo é participar de um treinamento obrigatório oferecido pela Caixa, para garantir que o negócio terá êxito, e em seguida proceder as instalações de acordo com os requisitos exigidos pela instituição.
  • Esse processo de aberturas de Casas Lotéricas, desde 2008, é contínuo. Antes a instituição abria de tempos em tempos as licitações e venciam quem mais se adequava aos critérios. Depois de 2008, os candidatos podem a qualquer tempo se candidatar em uma agência da Caixa, se estiver tudo ok com os critério exigidos, o candidato tem seu pedido autorizado e inicia-se imediatamente o processo de instalação.
  • Os critérios que pesam na análise são: ser maior de idade, não ter restrições no nome e ter o capital em espécie para pagamento da taxa. Isso até a aprovação, porque depois da mesma o candidato ainda tem que ter disponibilidade para participar dos treinamentos e proceder a instalação exatamente conforme critérios da instituição.

O outro caminha pela qual o interessado pode se tornar um proprietário de uma casa lotérica é comprando uma unidade já instalada. O difícil é encontrar um dono de lotérica que queira vender, mas se encontrar, o procedimento se dará da seguinte forma:

5012373828 5e32832e07 b F550x450 Como abrir uma lotérica

Via creativecommons

  • Negociação – A negociação do valor será acordado entre as partes (vendedor e comprador).
  • Autorização da Caixa – A instituição bancária fará análise do comprador, que tem que ser maior de idade e não ter restrições em seu nome.
  • Pagamento da taxa – O comprador, se aprovado pela Caixa, deverá pagar uma taxa de Alteração Contratual, que tende a ser menor que a taxa de autorização do primeiro dono.
  • Demais critérios – O treinamento que o primeiro dono fez, o comprador também terá que fazer, bem como proceder com atendimento ao público conforme determinações da Caixa.
  • Casa lotérica não é um negócio independente, quem rege os critérios, dias e horários de atendimento ao público e outros parâmetros é a instituição financeira.
  • O negócio é lucrativo, com retorno do investimento garantido em questão de meses, porém não há liberdade de trabalhar de forma diferenciada, é preciso ter em mente que a Caixa determina e os donos de lotéricas acatam.

Agora que você sabe como abrir uma casa lotérica, sabe os prós e contras, poderá decidir se esse é ou não o negócio em que irá investir, se for, boa sorte!