Como abrir uma pequena empresa – Contabilidade e Negócios


otimizar-sua-empresa

 

otimizar sua empresa 285x175 Como abrir uma pequena empresa   Contabilidade e Negócios

Muita gente cultiva o sonho de ter um negócio. A idéia de ser seu próprio chefe muitas vezes é barrada pela dúvida: “Por onde começar?”. Abrir uma empresa pode ser muito lucrativo e satisfatório, mas não significa ter menos trabalho, além disso, existe uma série de normas a serem seguidas para montar seu próprio negócio. Mas não se desespere. Comofas trás até você as principais informações e dicas necessárias para se abrir uma micro empresa  e escolher um nome fantasia.

Instruções

1) Defina o tipo de empresa que deseja abrir

Empresário (individual):

É o nome dado à pessoa que trabalha com comércio ou serviços não intelectuais, que não dependem de uma graduação técnica ou superior para serem desempenhados. Seu registro deve ser realizado na junta comercial do município onde irá abrir sua empresa.

Sociedade Empresária limitada, Ltda.

Nome dado a uma empresa de produtos e serviços não-intelectuais, formada por dois ou mais sócios.

Sociedade Simples Limitada, Ltda.

Similar à anterior, porém oferece serviços de cunho intelectual, científica ou artística.

2) Tipos de Participação

Sócio-administrador

É o membro da sociedade que de fato toma as decisões sobre administração e desempenho da mesma, assinando e respondendo legalmente pela pessoa jurídica (empresa). Este sócio recebe o pró-labore, que é a remuneração destinada ao sócio que trabalha efetivamente na empresa.

Sócio-quotista

É o sócio que não trabalha na empresa logo, não recebe pró labore, mas participa dos lucros e prejuízos da mesma. Além disso, também responde juridicamente pela empresa, como os outros sócios.

Observação

Quando a administração da empresa não é exercida por nenhum dos sócios uma terceira pessoa deverá ser nomeada como Administrador, e esta situação deverá estar explicitada no Contrato Social da empresa.

3) Nomes

Nome Fantasia

É o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado, além de servir para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado. Caso seja uma marca, deve ser devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Para saber se o nome que pretende usar já está sendo utilizado por outra empresa basta acessar o site do INPI:  www.inpi.gov.br

4) Documentos necessários para se abrir uma micro-empresa no Brasil

Cópia autenticada do RG e CPF do titular, ou dos sócios-administradores no caso de sociedade.

Cópia do comprovante de endereço da empresa.

Alvará, que podem ser de: Localização, ou seja, o local onde a empresa irá funcionar, por exemplo, uma loja. Ou Alvará de Ponto de Referência: Normalmente utilizados por prestadores de serviço, é aquele que indica o endereço de referência para a empresa, podendo ser, por exemplo, a casa de um dos sócios. Será utilizado para receber cartas, telefonemas, sendo necessário comprovar o endereço para conseguir o documento.

 

 


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

11 replies to this post