Como acabar com a caspa


6283043883_e6f09a0190_z

Não existe pior sensação do que saber que sua roupa está com vários pontinhos brancos de caspa. Ainda mais quando são em roupas escuras. Isso deixa qualquer pessoa chateada e triste. Tirando até o animo de sair de casa e fazer as coisas cotidianas mais simples.

A caspa (também conhecida como Dermatite Seborreica e Seborreia  está a cada dia mais freqüente na população. Como sabemos nosso corpo vive em constante mudança e renovação. Isso também vale pro couro cabeludo. Por causa de fatores internos e externos a caspa aparece de uma forma diferente pra cada pessoa.

E também vale a pena ressaltar que ela não é uma doença. Muitas pessoas pensam que é algo contagioso, mas ela é causada por um fungo que é normal no couro cabeludo de todas as pessoas. Apenas se manifestando de formas diferentes em cada um.

5456375059 45f3dd718a z Como acabar com a caspa

Via Flickr

Tipos

 

Existem dois tipos mais conhecidos de caspa. Que popularmente podemos classificar de seca e oleosa.

A caspa oleosa é aquela que aparece por grande produção de seborreia (gordura excessiva) que também acontece pro grande uso de produtos capilares como cremes e óleos.

A caspa seca (ou ressacada) é quando o couro cabeludo descasca por causa do ressecamento capilar que pode variar por causa do clima. Ela se parece muito com escamas. É a mais comum entre as pessoas e que mais causa constrangimento. Pois é mais visível

Tanto uma como a outra causam grande coceira. Algumas podem chegar ao extremo de aparecer como feridas na cabeça, podendo também causar queda capilar por causa da caspa.

7516725026 5f2e2f219e z Como acabar com a caspa

Via Flickr

 

Como aparece

  • Estresse

O estresse do dia a dia é um dos grandes causador desse mal. A correria do dia a dia fazendo com que as pessoas se descuidem bastante da sua saúde tanto física quanto mental.

  • Má alimentação

A má alimentação também contribui bastante pra caspa. Consumir produtos com grande teor de açúcar e gordura aumentam a produção de seborreia  que entope as passagens do bulbo capilar deixando as pessoas até carecas.

  • Cremes e produtos capilares

Eles usados em excesso aumentam a produção de gordura. Em alguns casos certas substancias agridem mais ainda o couro cabeludo.  

 

Como tratar

Existem várias formas de tratar a caspa. Valendo sempre ressaltar que não existe cura, mas sim tratamento.

Hoje em dia existem produtos que tratam de forma eficaz a dermatite seborreica a todos os preços. Na sua grande maioria com uma linha completa pra isso. Alguns com ingredientes especiais que combatem a coceira e dando uma sensação de fresco no couro cabeludo

Mas a melhor forma e mais eficaz sempre será a boa alimentação. Consumir sempre alimentos ricos em vitaminas A. Não consumir bebidas alcoólicas. Fazer exercícios também sempre é bom.

 Dicas:

  • Sempre procure um médico caso a sua caspa não diminua com o uso dos produtos convencionais. Sempre use o produto certo para cada tipo de cabelo.
  • O uso incorreto pode causar aumento do problema, fazendo você até ter queda capilar.
  • Não abuse de água quente na hora de lavar os cabelos, pois a temperatura elevada aumenta a produção de gordura capilar.