Como acabar com as estrias – Causas e tratamentos


estria_dest

Muitos mitos envolvem as estrias, que só de falar nela, já arrepia o cabelo de muita mulher. No entanto, a estria não é um problema que afeta só o universo feminino, elas também surgem nos homens, por alguns motivos semelhantes. As estrias aparecem da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele, são nossas fibras elásticas que dão sustento à camada intermediária da pele. Elas aparecem, normalmente, nos seios, nos quadris, culotes, coxas e bumbum. Nos casos de obesidade e emagrecimento drástico, elas também podem aparecer nos braços e barriga. Muitas mulheres desenvolvem estrias na barriga durante a gravidez.

estria barriga Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos

Muita gente se pergunta se a estria tem cura. Não existe cura, o problema é que elas não desaparecem completamente, podem melhorar amenizar até 90%, tornar-se “quase” imperceptível, mas não existe até hoje um milagre estético capaz de desaparecer com as terríveis estrias.

estria4 Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos

Primeiro temos que conhecer as causas das estrias, que são:

  • Efeito sanfona - muitas pessoas sofrem com esse efeito de engordar e emagrecer, isso é cruel para o aparecimento das estrias. O ideal é tentar manter um padrão para não sofrer as consequências.
  • Crescimento rápido - problema que ocorre na adolescência, o desenvolvimento corporal, que acontece rapidamente não dá tempo do corpo criar uma estrutura forte.
  • Distúrbios hormonais - muito comum quando há um uso excessivo de corticóide oral ou tópico e também síndromes metabólicas.
  • Gravidez - no geral, aproximadamente 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez, devido ao estiramento da pele e a falta de hidratação.
    estria gravidez Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos
  • Ressecamento da pele - é muito comum a pele ressecar, nós precisamos de muita água para hidratar nosso corpo, hidratantes também ajudam a evitar esse ressecamento.

Como prevenir e tratar:

  • Hidratar a pele diariamente ajuda a prevenir e amenizar as estrias, mas é preciso comprar os cremes certos para isso, os que tenham a fórmula anti-estrias. Uma deles são os redensificadores dérmicos, eles fornecem colágeno e elastina à pele. É preciso também, fazer uma reposição dos componentes que melhoram a reorganização das fibras elásticas da nossa pele.
  • Hidratar o organismo é fundamental para que nosso corpo funcione bem, consumir água em abundancia não só ajuda a hidratar a pele, como também regula outras funções vitais.  O recomendado é consumir de 2 a 3 litros por dia.
  • A pele mesmo que contenha estrias, possui fibras elásticas, só que por ter sido quebrada, elas ficam desorganizadas, por isso a importância das substancias que ajudem nesse processo de reorganização.
  • Os cremes a base de ácido retinóico funcionam mais nas estrias novas, quando ainda estão começando a aparecer, mas é preciso um cuidado muito grande na administração desse produto. Não é permitida a exposição solar por pelo menos seis meses, que equivale aproximadamente ao tempo do tratamento. A pele fica muito fina, isso pode gerar uma queimadura.
  • O ideal é fazer pedir a um dermatologista para manipular um hidratante certo de acordo com o grau de esteja a pele, do que arriscar comprar um nas prateleiras. No entanto se isso não for possível, a dica é comprar hidratantes com uréia, PCA-Na e D-Pantenol, não esquecendo os óleos corporais, eles criam uma barreira impedindo a saída de água da pele. Os repositores de firmeza são os com elastinol e densiskin.
  • O sobrepeso também é um grande vilão para as estrias. O ideal é evitar engordar demasiadamente, isso ajuda a prevenir o aparecimento das estrias e posteriormente o efeito sanfona. Sobretudo, valorize a alimentação, coma alimentos protéicos, eles estimulam a formação de colágeno.

estria3 Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos

Muita gente fala muito bem sobre a pomada de uso veterinário, chamada Farmaron, ela é usada para facilitar a ordenha de vacas. No entanto, não existe nenhuma comprovação clínica do seu resultado para combater estrias, só o boca-a-boca. Outro medicamento que circula pela internet dizendo melhorar estrias é o Vitanol (um ácido retinóico), no entanto, sua fórmula foi feita para combater espinhas e não estrias. Nesse caso, recomendamos procurar um especialista para indicação do creme certo para estrias à base desse ácido.

Tratamentos estéticos que ajudam a disfarçar estrias:

  • Peeling de Cristal - emite um jato de cristais de óxido de alumínio a vácuo, removendo as células mortas suavemente. Ele estimula a formação de colágeno e elastina, o que leva a formação de uma nova camada celular. O tratamento é progressivo.
    peeling Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos
  • Carboxiterapia - esse procedimento consiste na injeção de Anidro Carbônico (CO2) na pele, através de uma micro agulha, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos. Ele também promove uma nova camada celular. A Carboxterapia é considerada um dos tratamentos mais eficazes para combater a estria.
    estria carbox Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos
  • Intradermoterapia - é uma injeção intradérmica de várias substâncias, através de agulhas finas. Os remédios injetados agem estimulando a renovação celular. Trata gradualmente as estrias.
    estria intra Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos
  • Laser - um tratamento moderno para estrias, ele elimina boa parte da camada fina superficial, traz uma renovação dessa camada, ajudando a reduzir as marcas mais pesadas das estrias e acabar com as que estão começando.
    estria laser Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos

Tratamento caseiro para estrias

O primeiro passo é sempre o da esfoliação, é preciso esfoliar para que as células mortas sejam removidas. Você pode tanto comprar um bom esfoliante corporal na farmácia, como fazer o seu próprio em casa. Segue receita abaixo:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de fubá
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres sopa de gérmen de trigo
  • 4 colheres de sopa de água

Como fazer:

Misture bem todos os ingredientes numa tigela até que o creme fique consistente. Aplique o creme na pele a ser tratada, massageando bem. Após isso, pegue uma bucha vegetal, um pouco umedecida e esfregue na pele com movimentos circulares, para esfoliar.

O segundo passo é fazer uma boa massagem com óleo para ativar a circulação.

estria5 receitacas Como acabar com as estrias   Causas e tratamentos

Receita de óleo para massagem

Ingredientes:

  • Óleo de gérmen de trigo, rosa-mosqueta ou de amêndoas.
  • Mel puro
  • Filme plástico (daqueles que usamos na cozinha)

Como fazer:

Faça uma massagem nas estrias com o óleo. Sempre no sentido contrario ao delas. Se forem verticais, faça movimento horizontal. A massagem tem que ser feita com movimentos intensos, pressionando a região, para que ative a circulação. Depois disso, passe o mel no local das estrias e finalize colocando o filme plástico para que não suje sua roupa.

Antes dar início a qualquer procedimento, o ideal é consultar um médico dermatologista primeiro, para saber qual o melhor tipo de tratamento, indicações farmacológicas, etc. Para saber de forma eficaz como eliminar estrias corretamente de acordo com o seu grau de necessidade e saber o melhor tratamento para combatê-las. Quando der inicio ao tratamento, faça um “antes e depois” da região tratada, tire fotos e acompanhe se o procedimento está fazendo efeito. E lembre-se de usar bastante protetor solar na região ainda mais durante o verão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post