Como acabar com as moscas varejeiras


mosca

Poucas coisas são tão desagradáveis para se ter em casa como uma mosca varejeira, a famosa mosca gorda que está preparada para colocar centenas de ovos encubados. E claro, ninguém quer ter a casa como berçário para suas larvinhas. Vamos ver algumas dicas práticas de como você pode resolver esse problema usando métodos orgânicos, além da prevenção.

Para aqueles que com frequência vislumbram uma e outra mosca varejeira perambulando por dentro de casa e não sabem o real motivo da visita desagradável, é sempre bom antes de fazer qualquer coisa saber como e por que essas moscas costumam aparecer em nossas casas.

4299683318 ba10bf3fbf z F550x450 Como acabar com as moscas varejeirasDoug Beckers / Flickr

A varejeira é a fêmea de uma variação de moscas domésticas quando está em fase de procriação. Geralmente o tamanho avantajado do inseto é adquirido logo após a inoculação dos ovos que expandem seu abdômen. Apesar dessas moscas se alimentarem de carne putrefata, quando entram em casa é sinal de que estão procurando um ambiente seguro para depositarem seus ovos. E o que as atrai é qualquer coisa de origem animal liberando cheiro putrefato, ou cheiro do que poderá a ficar putrefato.

Isso inclui desde carne de fato até produtos como ovos, leite, queijo e outros que possuem proteínas em sua composição. O cheiro, ou odor quando estragados, liberados por esse tipo de alimento possuem elementos semelhantes entre cada um deles, o que se torna chamariz para a mosca. Portanto, é sempre bom começar… pelo princípio.

Dicas

  1. Evite deixar produtos de origem animal expostos por muito tempo. Carnes devem ser guardadas no refrigerador logo depois de consumidas. Mesmo que esteja reservando a comida para alguém se alimentar em breve, o ideal é evitar colocar pratos com esses alimentos em descanso em fornos. Esses eletrodomésticos não possuem vedação como a geladeira, portanto o cheiro estará se espalhando pelo ambiente.
  2. Não deixe acumular lixo orgânico. Mesmo que não haja produtos de origem animal na lixeira, gases liberados como o metano irão atrair moscas. De fato, cozinha limpa é essencial antes de qualquer coisa, portanto não espere moscas aparecerem para ter de limpá-la. Se elas entram com frequência em sua casa é porque, sua casa está frequentemente suja.
  3. Averigue, antes de qualquer coisa, se não há animais mortos nos arredores de sua casa. Muitas vezes moscas podem entrar simplesmente por acidente de percurso dentro de casa, principalmente se ocorrer durante a noite. Se a precaução não for suficiente, ou se preferir unir uma coisa a outra para ter o máximo de efetividade, há algumas armadilhas básicas que podem ser feitas contras as moscas.
  4. Disponha de uma tira de filme fotográfico e a lambuze em mel. Pendure então o filme sobre locais em que as moscas podem planar durante o voo, como lixeira, fogão, fornos… O mel não irá atrair os insetos, mas quando elas estiverem planando, irão colidir com a armadilha e, ou ficarão presos, ou terão as asas danificadas com o lambuso do mel, caindo no chão e tendo bastante dificuldade para levantar voo outra vez. Esse método não é mais limpo nem o mais preciso, mas é o mais eficiente para quem quer uma armadilha que não seja mal cheirosa.
  5. Sua segunda opção de como acabar com varejeiras é usar uma armadilha com alimentos estragados ou mesmo fezes de animais. Use uma garrafa pet corando-a pela metade e em seguida, basta colocar o alimento podre ou as fezes na parte de baixo da garrafa recortada.
  6. Espalhe bem pelas bordas o material e, depois disso, tampe com a parte superior da garrafa recortada, posicionando o bico da mesma para o lado de dentro. Fixe bem as duas partes com fita adesiva, por exemplo, e depois é só virar na posição contrária. As iscas irão cair nas bordas da armadilha, as moscas entrarão pelo orifício do bico, mas ficarão presas na hora de sair.
  7. Para tornar a armadilha mais efetiva recomenda-se que você pinte a metade dela de preto, deixando a metade superior dela transparente. As moscas tem o hábito de voarem para a luz, portanto irão evitar o buraco por onde entraram tentando sair pela parte fechada no topo.
  8. Pendure essa armadilha a uma distância relativa de sua casa, para fazer com que as moscas vão para longe, além do fato de que o mal cheiro será incômodo se muito próximo, portanto nem tente colocá-la dentro de casa.

516473648 d14cbcb0c8 z F550x450 Como acabar com as moscas varejeirasGilles Gonthier / Flickr

Se você suspeitar ou tiver visto alguma mosca sentando em sua comida, descarte o material pois muito além do asco de poder haver larvas na mesma, moscas desse tipo mesmo se não depositarem ovos são muito sujas, podendo transmitir doenças. E claro, se há algum problema grave de infestação, procure sempre manter tudo tampado e contate a prefeitura de sua cidade pois há certamente algum corpo putrefato pelas redondezas.

(Imagem destaque: gbohne / Flickr)