Como acabar com morcegos


5924563615_4c310d41e7_z-F550x450

O morcego é o único mamífero capaz de voar, podendo ser encontrado em quase todo o mundo. Com o desmatamento e a eliminação das condições naturais, a migração para os centros urbanos vem ocorrendo com maior frequência. A maioria das espécies de morcego é herbívora ou se alimenta de insetos. Apesar de ser muito ligado a lendas como vampiros, somente algumas espécies se alimentam de sangue. Porém, o maior problema quando falamos de morcegos são as inúmeras doenças que podem ser transmitidas por ele.

Neste artigo abordaremos algumas das principais dicas para o controle de morcegos em ambientes próximos dos seres humanos, como o forro de casas

4489868422 744fb7dc5e z F550x4501 Como acabar com morcegos

via flickr

Evitando visitas

O melhor jeito de controlar uma visita é tornar o ambiente desagradável para ela. No caso dos morcegos, ambientes sempre iluminados e telas nas janelas funcionam bem. Em alguns lugares onde existem muitas árvores é sempre bom mantê-las bem podadas, utilize a poda também em árvores frutíferas que existam no seu quintal ou em propriedades vizinhas, pois os morcegos ao pegarem uma fruta procuram um ambiente tranquilo para se alimentarem, fugindo de outros predadores e outros morcegos. Este ambiente pode ser a sua residência. No mercado existem também produtos repelentes para morcegos, já que eles também são muitos sensíveis a odores muito fortes. Pendure CDs velhos no telhado, o reflexo dos CDs afugenta os morcegos.

3995838024 5b5861ca21 Como acabar com morcegos

via flickr

Como tirar os morcegos da minha casa

  1. Primeiramente ligue todas as luzes e abra todas as janelas, isso irá evitar que ele se sinta encurralado e terá como fugir.
  2. Nunca tente pega-lo com as mãos, pois ele poderá mordê-lo independente do tamanho que tenha.
  3. Ao espanta-los procure limpar o ambiente onde estavam e eliminar as condições favoráveis a uma nova invasão, tampando as frestas no telhado, o vão do ar condicionado e pontos escuros pela casa.
  4. Nunca os mate, o morcego é um animal silvestre e por isso é protegido por lei. Se alguém denuncia-lo por isso, poderá ser preso sem direito a fiança.
  5. Caso não consiga espanta-lo por medo, ou se o morcego estiver com algum sintoma de doença que o impossibilite de voar, acione imediatamente o centro de zoonoses de sua cidade, e eles o orientarão e até podem ir captura-lo para você. Mas lembre-se, não toque nos morcegos, pois eles mordem.
    2202155405 5d6beef23d z F550x450 Como acabar com morcegos

    via flickr

Conclusão

Os morcegos são muito importantes para o controle dos insetos. Um morcego pode comer toneladas de insetos por ano, comendo inclusive o mosquito da dengue. São também um dos maiores reflorestadores naturais, já que suas fezes contém uma variedade muito grande de sementes.

Apesar de serem por muitas vezes um incômodo, devemos preserva-los. No combate de crescimento descontrolado da população do animal, devemos priorizar as técnicas de prevenção, evitando assim um estresse ao animal.

Espero que este artigo o ajude a combatê-los preservando sua integridade, não podemos esquecer que para eles o intruso somos nós. Espero que tenha gostado das dicas e boa sorte com o controle dos morcegos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !