Como adestrar um golden retriever


golden-103058_640

Sem dúvida, os cães são ótimos companheiros e o golden retriever tem todas as características de um companheiro inseparável para pessoas de qualquer faixa etária. Mas este companheiro, como qualquer cão, precisa ter limites, bons hábitos de comportamento, ser sociável com outras pessoas e animais, além de exercícios físicos e mentais. Portanto, segue algumas dicas essenciais de adestramento, para que você e seu bichinho convivam na mais pura harmonia:

Indispensável para qualquer cão

  • Para se iniciar qualquer técnica de adestramento, por mais básica que possa parecer, é fundamental que você se certifique que seu cão esteja com a devida higiene e bem alimentado. Porém, não realize nenhuma atividade com ele logo em seguida, espere tempo suficiente para que ele realize o início da digestão, (é extremamente necessário o cuidado com a alimentação durante toda a vida do cão, preferencialmente com rações super prêmio), vale ressaltar que a amizade entre você e o cão ajuda na assimilação do que é transmitido e principalmente um ótimo convívio.
  • Mantenha sempre as vacinas e a vermifugação em dia.

800px Golden Retriever sitting Barras Como adestrar um golden retrieverBarras/Flickr

Idade recomendada

Os cães conseguem assimilar com maior facilidade entre os 4 meses de idade até 2 anos, porém, é possível adestrar seu cão depois dos 2 anos de idade, mas exige mais paciência pois é mais difícil e mais demorado.

Atenção:

  • Não faça atividades com seu cão sob sol forte.
  • Procure sempre fazer os exercícios no mesmo local (a grande maioria dos exercícios pode ser realizada em casa).
  • Evite a presença de outros animais e outras pessoas, para que o animal não perca o foco.
  • Fale sempre com seu cão. Apesar de não entenderem o idioma falado, com certeza eles entendem a entonação da voz, suas expressões corporais etc. Então não há necessidade de dar uma bronca muito prolongada.
  • Sempre elogie com voz alegre quando ele demonstrar assimilação com o que foi transmitido ou quando ele agir da forma que é esperada, quando fizer xixi ou cocô no lugar certo, por exemplo.
  • Sempre corrija com um “NÃO” com tom de voz sério, quando ele agir de forma negativa, por exemplo, quando morder algo que não pode. Não há necessidade de gritar, os goldens como todos os cães tem uma audição muito superior a nossa.
  • O golden retriever é muito gostoso de afagar, dócil e como todo cão muito carinhoso, principalmente quando filhote, portanto, é normal querer passar bastante tempo com ele no colo, mas lembre-se em pouco tempo ele vai crescer, e o hábito de passar bastante tempo no colo pode ser desagradável para você futuramente. Além de gerar várias manias em seu cão.
  • Conviver de forma harmoniosa com outras pessoas e animais é a essência natural dos cães, sempre o mantenha junto de outros cachorros e animais em geral, além de pessoas de todas as idades.

Golden Retriever standing Tucker Como adestrar um golden retrieverEdward/Flickr

Coleira

É normal qualquer animal estranhar a coleira no início e não querer andar, com os goldens não é diferente, além de não querer andar, eles podem se coçar, ficarem um pouco agitados, etc. Não retire, aja com naturalidade, continue brincando e conversando naturalmente, até que ele se acostume de forma alguma o obrigue a andar sem que ele esteja bem familiarizado com a coleira.

Como a maioria das técnicas de adestramento, ensinar os cachorros a fazerem xixi e cocô no lugar de sua escolha não é uma tarefa que exige muita experiência e sim muita calma e paciência. Principalmente quando temos nosso primeiro cãozinho, temos a expectativa de que ele irá fazer suas necessidades fisiológicas em um lugar no mínimo aceitável, porém não desanime se as primeiras vezes ele urinar no seu tapete, fizer cocô próximo à geladeira, em cima da cama etc. Ajuda bastante o uso de um “educador de xixi” (vendido em qualquer pet shop).

Coloque algumas gotas no lugar que você prefere, coloque também folha de jornal nos lugares que ele realizou as ultimas vezes, e aos poucos vá afastando alguns centímetros por dia, até chegar ao local esperado. Lembre-se que é fundamental elogiar e dar carinho quando ele fizer no lugar certo e evitar broncas exageradas quando fizer no lugar errado.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque:  Cams/Pixabay)