Como adiantar a menstruação


mens1

A origem da palavra menstruação é latina – menstruums - e significa mês. Mensalmente, o corpo feminino se prepara para o ciclo menstrual, que dura vinte e oito dias, e para a gravidez. Quando a superfície do endométrio se rompe e se transforma em um fluído de sangue, é feita uma limpeza uterina, que dura entre três e seis dias (período que o corpo expele o sangue).  Essa limpeza, em algumas mulheres, ocorre de forma regular por grande parte da vida. Já em outras, pode variar se os devidos cuidados não forem tomados.

mens2 e1355862452101 Como adiantar a menstruação

Via Shutterstock

Se deseja regularizar o seu período menstrual

  1. Procure um ginecologista para que o profissional receite um medicamente (anticoncepcional) adequado para você. O anticoncepcional não é somente um meio eficaz para prevenir a gravidez, mas também para inibir os sintomas do transtorno disfórico prémenstrual (TDPM), reduzir o fluxo e regularizar o ciclo. Em alguns casos, também ajuda a combater a oleosidade da pele, diminuindo a acne (espinhas).
  2. Compre o medicamento e o tome de acordo com o que é indicado na bula ou pelo médico. O anticoncepcional só faz efeito se seguir os procedimentos corretamente;

O uso de contraceptivo influencia para que o clico chegue mais ameno, tanto em relação às cólicas quanto ao fluxo do sangue.Se você quiser antecipar o período menstrual e não usa contraceptivo, algumas receitas caseiras podem ajudar. Para essa finalidade, o mais indicado é o chá de canela.

Chá de canela

A canela possui propriedades vasodilatadoras, o que ajuda na circulação do sangue pelo organismo e estimula o clico menstrual. Ela acelera a circulação e também atua como adstringente, afrodisíaco, antisséptico, carminativa, estimulante, hipertensor, sedativo e tônico.

Modo de preparo

  1. Coloque cem mililitros de água em um recipiente;
  2. Insira cinco a seis varetinhas de canela;
  3. Leve o recipiente com a água e a canela ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Adoce com açúcar ou adoçante a gosto;
  4. Tome o chá ainda quente.
    mens3 e1355862497213 Como adiantar a menstruação

    Via Shutterstock

Por ter características quentes, a ingestão do chá transmite uma sensação de alívio às mulheres que sofrem acentuadas dores abdominais nesse período. Já que é uma receita caseira, não há contraindicação e pode ser ingerido mais de uma vez ao dia ou ao mês.

Pesquisas já realizadas constataram que o desgaste emocional (estresse ou depressão) pode tanto adiantar quanto atrasar a menstruação.

Atenção!

  • Nem todos os chás vendidos pelo comércio para ajudar antecipar a menstruação são confiáveis. É preciso tomar cuidado e prestar bastante atenção nos componentes dele. Mas agora que você aprendeu a fazer o de canela, que é super fácil, dê preferência ao caseiro, assim, evita-se certos riscos à saúde;
  • Não é aconselhável ingerir esse chá se estiver com algum problema hormonal ou DST (Doenças sexualmente transmissíveis);
    mens4 e1355862547292 Como adiantar a menstruação

    Via Shutterstock

  • Devido à retenção de líquidos, adiantar a menstruação pode causar inchaço nos seios, pés, mãos, barriga, e enxaquecas. Por isso, antes de tomar qualquer decisão ou fazer uso de medicamentos, soluções ou chás para tal, procure o seu médico (ginecologista) e converse com ele a respeito. O profissional da área é a pessoa mais indicada para orientar procedimentos, aconselhar e solucionar problemas.
1 reply to this post