Como adotar um bebê


36584371_4c85e7b3d2

Muitas pessoas desejam adotar bebês por muitos motivos, como problemas do casal para gerarem uma vida, ou a vontade de tirar alguém das ruas ou orfanatos. Mesmo em grande número, não é fácil adotar um órfão. Veremos neste artigo os passos e documentos para conseguir e como adotar, de fato, um menor.

1º Passo – Tomar a Decisão

O primeiro passo que devemos tomar adotar é uma preparação para receber a criança. Ela vai desde as preparações espirituais e mentais até a financeira. É uma decisão louvável, visto que há milhões de pessoas que perderam seus pais ou por eles foram abandonadas. Entretanto, é necessário que você esteja preparado para receber o infante.

  • Pense que ele deverá ser como um filho, com os mesmos direitos e deveres
  • As mesmas preparações que você faria para um filho do mesmo sangue você deve fazer agora.
  • Você deverá pensar menos em você e mais na vida que será premiada por sua companhia e você pela dela.

2945666638 de55341d2e Como adotar um bebêpedroreyna/Flickr

Podemos comparar o processo de adoção com o da gravidez, visto que, não é conhecido, na maioria dos casos, quem será seu filho. Então, forme a criança dentro de você, de maneira que, antes mesmo dela chegar preencha todo o seu ser.

2º Passo – Onde ir

Tomar a decisão é um passo importante, mas o que fará depois? Mas, onde ir? O que fazer?Não podemos adotar ninguém com decisões. Decidido, ligue para um juizado e pergunte sobre os documentos para fazer o cadastro da adoção. Normalmente, em cada juizado, os documentos necessários são diferentes. Então, antes de comparecer, separe-os.

3º Passo – Quem eu quero?

Não é por ser uma adoção que você não pode escolher alguns detalhes importantes sobre a criança. Qual é o sexo pretendido? Quantos anos deve ter? Além destas perguntas, diversas outras podem preencher o perfil físico do adotado dos seus sonhos.

Entretanto, quantos mais detalhes são pedidos, maiores são as dificuldades e o tempo gasto para encontrá-la. Por exemplo: Muitos, ou a maioria, desejam adotar uma menina com menos de um ano, branca e de olhos claros. Nestes termos, a fila é grande, a busca é refinada, o que faz com que a demora na fila seja grande ou talvez não seja encontrada.

Além disto, é importante salientar que mesmo não precisando retirar todas as características dos nossos sonhos, o ato de adotar fará o sonho de alguém realizado. Então, lembre-se que há muitas crianças que não são desejadas disponíveis.

4º Passo – Etapas burocráticas

Antes de adotar um criança, você terá que passar por entrevistas com psicólogas, terá seu perfil socioeconômico aprovado, ou até mesmo passar por perguntas e avaliações de uma assistente social. Se tudo aprovado, você receberá um certificado de aptidão,  e poderá entrar na fila da adoção.

3932001341 31090f3da1 Como adotar um bebêagenciadenoticiaacre/Flickr

Se o desejo é aguardar alguma criança que você não conhece, bastará apenas esperar, o que, dependendo das suas escolhas físicas, pode ser mais rápido ou demorado.

Se você conhece quem pode ser adotado, o passo é contratar um advogado é entrar com um pedido direto de adoção.

Muitas vezes, o processo é demorado, mas você terá tudo para, enfim, adotar a criança tão esperada.

(imagem destaque:benduckt/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !