Como afastar cobras


cobra

Moradores de fazendas e outro tipo de propriedades em zona rurais se deparam frequentemente com a necessidade de encontrar um produto ou um outro método que seja eficiente para repelir cobras.

Existem pessoas com algum conhecimento básico sobre as diferenças entre as que são peçonhentas (injetam veneno em suas presas na mordedura) e as que não são. No entanto nem todos conseguem fazer essas distinções pelo que, quando o assunto é “cobras ” grande parte das pessoas reage com pânico.

Cada vez mais a conscientização da necessidades ambientais e da preservação da vida animal se espalha por todo o mundo e por isso, urge encontrar soluções químicas ou preventivas que respeitem o habitat das mesmas, mas que as façam afastar das propriedades.

3996678334 171874d29f z F550x450 Como afastar cobrasTobyotter / Flickr

Material necessário

Consoante o método desejado (químico/ sonoro /mecânico), existem soluções de todo o tipo, que no entanto poderão funcionar ou não consoante a espécie em causa.

Convém por isso ter várias opções disponíveis que poderão ser tentadas alternadamente até se conseguir afastar o animal:

  • Solim 1- repelente de cobras
  • Repelente Sísmico Repelsonic
  • cabo de vassoura
  • mangueira de água

Passo a passo

  • Efetue uma limpeza rigorosa. Afaste tudo quanto possa ser uma fonte de nutrição para o animal: restos de comida, lixo ou alguns animais mortos como ratos na área circundante de sua residência, pois isso irá atrair as cobras.
  • Remova poças da água estagnada que são também por si uma fonte de propagação de doenças e de reprodução de insetos, o que constitui outra fonte atrativa para este tipo de animal.
  • Verifique se existem arbustos ou plantas perto do muro de sua propriedade que poderão servir de rampa. Se possível efetue modificações nesse sentido para prevenir uma invasão.
  • Se pretende um repelente químico forte use o Solim 1. Este produto repele as cobras em função do cheiro intenso que liberta.Poderá adquirir pela internet ou telefonicamente contatando o representante comercial da marca. Existem testemunhos de grande eficácia deste produto, mas tenha atenção que poderá não ter efeito para todas as espécies venenosas.
  • Repelente Sísmico Repelsonic- Este produto funciona emitindo uma cadeia de ondas de vibração que irão simula no solo as ocorridas num sismo, afastando com isso as cobras. É um artigo totalmente eletrônico que constitui um investimento ecologicamente correto por não fazer uso de químicos.
  • Se se deparar com uma cobra bem perto, tente manter a calma e procure não efetuar movimentos bruscos que poderiam assustar ainda mais o animal. Utilize o cabo de uma vassoura segurando firmemente e afastando para longe. Grande parte das vezes isso funciona, não sendo necessários métodos mais agressivos ou dispendiosos.

Dicas e sugestões

  • Em alternativa a estes métodos, utilize uma mangueira com água. A pressão do seu jato e o contato com o próprio líquido irão também afugentar as cobras.
  • Plantas como arruda ou citronella, estrategicamente colocadas em redor do perímetro da área de sua residência, poderão também ter função repelente pelo seu forte odor característico. Funcionam com algumas das espécies.

136545803 d26f307f08 z F550x450 Como afastar cobrasmikelehen / Flickr

Muitas vezes o habitat dos animais cruza-se com o nosso ou então é o próprio ser humano que invade aquele e perturba o natural desenvolvimento das espécies. Com relação às cobras a conscientização apenas não chega pois existe um perigo real com o veneno libertado por estes animais.

O Brasil que possui uma intensa variedade de vegetação e de diferentes espécies possui um plano de identificação e de procedimentos de emergência que poderão ser consultados no seguinte site http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/animais/cobras/cuidados.asp

(Imagem destaque: Jon David Nelson / Flickr)