Como afiar brocas


1223094069_5c4d45bed0

Hoje em dia existem ferramentas extremamente úteis e que são muito utilizados em serviços industriais. E uma dessas ferramentas úteis, são as brocas. Elas são responsáveis em furar todo e qualquer tipo de material utilizado na indústria metal-mecânica. Elas são fabricadas em vários tamanhos e podem ser utilizadas em furadeiras ou em tornos. Porém, com o tempo de uso, as brocas se desgastam, sendo necessário fazer uma afiação, para que elas voltem a cortar materiais.

E este será o tema desse interessante artigo, que irá apresentar todas as dicas para as pessoas que necessitam afiar brocas.

Para afiar brocas com eficiência é preciso

  • Ter conhecimento de ângulo de corte da broca
  • Ter um esmeril
  • Agora veja os detalhes de como fazer para afiar brocas com eficiência.

Ter conhecimento de ângulo de corte da broca

As brocas são ferramentas de corte fabricadas para fazer furos cilíndricos, o homem inventou uma tecnologia para que essas brocas consigam ser eficientes em seus cortes. O homem inventou o ângulo de corte. Isto mesmo, você nunca reparou que as brocas possuem um ângulo de corte? Não? Então vamos entender o que é um ângulo de corte de uma broca.

Você poderá verificar o ângulo de uma broca se você olhar bem de perto a ponta da broca. Olhe bem, e perceba que a ponta da broca possui um formato de cone, este cone é o ângulo da broca. Se a medida deste ângulo estiver incorreta, você terá sérias dificuldades quando for furar algum material, porém se este ângulo estiver mais ou menos em 120° a sua broca estará afiadíssima e fará furos em qualquer material.

5575048078 04b2e0d009 Como afiar brocasstjfotoshistoricas/Flickr

Agora que você já sabe o que é um ângulo de corte de uma broca, vamos entender como afiar uma broca com eficiência.

Ter um esmeril

O equipamento utilizado para afiar brocas, é o esmeril. Logicamente que este equipamento também pode servir para afiação de outras ferramentas como: facas, ou servir para desbastar arestas de outros materiais, mas ele é mais utilizado para afiar brocas.

Para afiar uma broca no esmeril, você terá que primeiramente observar o ângulo de sua broca ao nível de seus olhos, olhe bem e repare em qual o sentido de corte de sua broca, o sentido de corte é o sentido horário, então tente imaginar a sua broca girando no sentido horário. Veja que a ponta da sua broca possui dois sulcos, um suco é responsável em cortar e o outro, é responsável em expulsar o cavaco de material quando o mesmo é furado.

Você terá que afiar o sulco que corta o material, se você passar o dedo indicador de leve na ponta da broca saberá qual sulco é responsável em cortar o material.

Agora veja como um afiar uma broca num esmeril passo-a-passo

  1. Ligue o esmeril, e comece a afiar o sulco responsável em cortar material.
  2. Vá afiando levemente a broca na pedra do esmeril, jamais chegue e faça força para afiar, você poderá se ferir seriamente se fizer isto.
  3. Faça movimentos de corte e a todo o momento, vá girando a broca no sentido horário.
  4. Vá afiando e observando a ponta da broca na altura de seus olhos.
  5. Quando você perceber que os sulcos estiverem formando um ângulo de corte cônico, a sua broca estará afiada.

119897155 0a98359bdc Como afiar brocasFredericomelo/Flickr

Uma boa dica é colocar água em um recipiente e ir molhando a sua broca a todo o momento, pois conforme o atrito da broca com a pedra do esmeril, a broca vai esquentando e isso dificulta de você ficar segurando a broca por muito tempo.

Enfim, essas são as dicas para afiar uma broca, então bom serviço e boa sorte.

(imagem destaque:nanedallion/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post