Como afinar cavaquinho


4274046303_d2fa407e87_b-F550x450

Vamos aprender rapidamente a afinar um cavaquinho. Ao pegar um instrumento a primeira coisa que devemos fazer é ter a certeza que está devidamente afinado. Existem diversos meios para afinar um instrumento de cordas, mas os iniciantes devem usar um afinador eletrônico, pois é o método mais fácil e seguro. Com tempo, educando o ouvido e estudando o instrumento, o aprendiz vai desenvolver uma memória auditiva e será capaz de afinar o cavaquinho de ouvido, ou seja, sem utilizar nenhum recurso eletrônico.

3514108376 8e6c5e9083 b F550x450 Como afinar cavaquinho

Via creativecommons

Existem dois tipos de afinadores eletrônicos, o virtual, que você pode baixar na internet e utilizar o microfone do seu computador para captar o som (recomendo o software APturner para executar essa tarefa), e o afinador eletrônico como aparelho, que é vendido em lojas de instrumentos. Os dois funcionam da mesma forma, ao tocar uma nota aparecera uma letra que representa umas das notas da escala de dó até si (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), e um ponteiro no meio, também chamado de cursor, que irá se mover para a direita na medida em que você aperte as cordas, ou para esquerda, na medida em que você afrouxe as cordas.

Para utilizar o afinador eletrônico você deve saber qual letra representa cada nota de dó até si, por exemplo: a nota dó é sempre representada pela letra C, a nota  Ré é sempre  representada pela letra D, a nota Mi é sempre representada pela letra E, a nota fá é sempre representada pela letra F, a nota sol é sempre representada pela letra G, a nota lá é sempre representa pela letra A e a nota Si é sempre representada pela letra B.

4253885410 8621d49215 o F550x450 Como afinar cavaquinho

Via creativecommons

O cavaquinho é um pequeno instrumento musical formado por apenas quatro cordas de aço, que devem ser contadas de baixo pra cima:

  • 1º corda (corda mais fina) – D (nota ré)
  • 2º corda – B (si)
  • 3º corda – G (sol)
  • 4º corda (corda mais grossa) – D (ré)

Então a  primeira corda é, na verdade, a última e assim por diante. Essa é apenas a uma das  afinações possíveis do cavaquinho. Assim como outros instrumentos, a viola caipira por exemplo, o cavaquinho possui diversas afinações, mas esta é a afinação padrão para tocar a maioria das músicas que utilizam o instrumento.

  • Ao tocar a primeira corda (a última mais fina), você deve apertar ou afrouxar até que apareça no afinador a letra D, após encontrar a nota você deve regular a tensão da corda até que o ponteiro do afinador fiquei no meio marcando zero.
  • Vamos supor que você toque a primeira corda e apareça a letra C, deve, então, apertar a corda até que apareça a letra D e o ponteiro do afinador fique parado no meio.

Faça isso com cada corda buscando suas respectivas notas, deixando sempre a corda vibrar apertando ou afrouxando até o ponteiro ficar parado no meio do afinador, na posição vertical, para obter uma afinação perfeita. Feito isso é só começar a fazer seu cavaco chorar e com dedicação logo você se tornará um bom tocador desse pequenino instrumento, que povoa o imaginário de nossa nação e faz parte de nosso folclore.