Como alfabetizar letrando


alfa1

A alfabetização é o estudo e entendimento das letras de uma língua específica e o letramento é a interpretação e reprodução de letras e símbolos de uma língua. Entendendo e considerando estas definições, a alfabetização letrada acontece quando a leitura e a escrita são utilizadas simultaneamente para o ensino de pessoas que ainda não saber ler e escrever.

Alfabetização X Letramento

Quando o indivíduo é alfabetizado, seja ele ainda criança ou já adulto, torna-se capaz de interpretar e reproduzir letras, frases e textos do idioma por ele aprendido. Desta forma, ele fica apto a escrever e ler de forma independente através da interpretação de letras e símbolos gramaticais.

alfa4 Como alfabetizar letrando

Via Flickr

Letramento será o resultado de uma ação que visa ensinar as atividades sociais ligadas à leitura e à escrita. Ora, portanto alfabetização e letramento são sinônimos? Existem diferenças entre estes dois termos e suas aplicabilidades: O ser alfabetizado é capaz de ler e escrever e o ser letrado pode, além de ler e escrever, utilizar estes dois atos socialmente, em suas ações e escolhas diárias como cidadão.

Acoplando estas duas vertentes e suas finalidades, a alfabetização letrada é aplicada com o intuito de ensinar a leitura e a escrita com base em um contexto de práticas sociais e da escrita para que seja possível o sucesso dessa função. Seria possível, desta forma, utilizar a alfabetização e o letramento em função de um mesmo objetivo?

Alfabetizar letrando – Métodos e Caminhos

É fundamental que a escola, através da ação ativa dos educadores, ajude seus alunos dando todas as ferramentas necessárias à aprendizagem e ao entendimento tanto da leitura como da escrita. Alfabetizar letrando significa orientar o aluno a ler e escrever de forma realística,  conduzindo-o a vivenciar estes ensinamentos com práticas simples, diretamente dependentes destas funções.

alfa3 Como alfabetizar letrando

Via Flickr

A presença do professor nesta tarefa é importantíssima, sendo necessário que ele se coloque não como superior aos seus pupilos, mas como parceiro na busca pelos objetivos necessários e buscados através do exercício da pedagogia.

Algumas atividades são recomendadas para que a alfabetização letrada seja empregada e bem sucedida, por parte dos professores em direção a seus alunos:

  • Imagens: Alunos que ainda não conhecem as palavras, muito menos como elas são criadas esteticamente não poderão aprendê-las diretamente sem que consigam entender a necessidade tanto de nomear como de identificar objetos e atividades em seu dia-a-dia. Os professores podem utilizar imagens ilustrativas que possam atrair os olhares dos alunos, escrevendo no quadro o nome desta imagem e pedindo para que os alunos repitam na escrita e na fala o nome e as letras utilizados na composição desta palavra. Isto fará com que eles relacionem pronuncia e escrita com mais facilidade;
    alfa2 Como alfabetizar letrando

    Via Flickr

  • Sílabas: Os professores precisam andar cautelosamente rumo à alfabetização letrada, caso contrário só causarão dúvidas e frustrações em seus alunos. Eles precisam ensinar não somente as letras e como dizê-las, mas também como combiná-las e interpretá-las quando estiverem juntas. Como dica, os professores podem escrever as palavras inteiras e ir separando-as de acordo com suas sílabas, pedindo para que os alunos digam como elas são pronunciadas quando separadas. Isto trará ao aluno noções de escrita e leitura, sendo possível que ele consiga identificar como elas são constituídas e pronunciadas.
  • Textos Literários: O professor precisa incentivar a leitura e mostrar ao aluno os benefícios que ela traz no que se refere ao crescimento do ser humano. Através de leituras acompanhadas, ou seja, o professor lê e o aluno o acompanha no livro, será mais simplificada a tarefa de programar a alfabetização e o letramento no cotidiano do aluno, que identificará as palavras lidas pelo educador em banners, revistas, jornais ou na TV. Os passos devem ser aplicados com paciência, associados a brincadeiras de recreação para motivar os alunos quanto ao entendimento dos conceitos a serem mostrados e absorvidos.
    alfa5 Como alfabetizar letrando

    Via Flickr

A alfabetização letrada mostra-se como uma prática eficiente para o ensinamento e o entendimento mais dinâmico dos alunos do novo século, que vivem épocas e realidades diferentes se comparadas a tempos passados. Os professores precisam transformar suas aulas em momentos divertidos e estimulantes, através de leituras e encenações de histórias que consigam plantar a sementinha da independência de leitura e da interpretação de textos e palavras nos alunos que precisam ser alfabetizados com qualidade e eficiência. Boa Sorte!