Como aliviar dores nas pernas


flickr-2473421037-hd

Como aliviar a dor nas pernas?

No final do dia, após o cansaço do trabalho, é fácil identificar quem sofreu mais durante o dia: as pernas, sem dúvidas. Dores que começam ali na canela, sobem pela panturrilha, chegam aos joelhos e terminam como uma espécie de formigamento na coxa. A única coisa que alivia é se jogar no sofá e ficar ali, alguns minutos, esperando os músculos relaxarem. O instinto nos ajuda a aliviar estas dores por alguns momentos, mas para não conviver com elas diariamente é necessário atacar a causa da dor. Mesmo porque, dores na perna frequentemente pode ser um sintoma de outros problemas mais graves.

perna1 Como aliviar dores nas pernas

Para saber como tratar essas dores, confira as dicas abaixo:

  1. Procure descansar as pernas intercalando momentos de pé e momentos sentado. Muito tempo de pé cansa os músculos, pois estes permanecem na mesma posição, o que é desgastante da mesma forma que fazer exercícios – isso explica a dor, não é?
  2. Caso ficar horas de pé seja necessidade do seu cotidiano (é o caso de professores, aeromoças, seguranças, policiais, dentre outros), use calçados confortáveis. São eles os responsáveis pelo amortecimento do impacto do dia a dia e mesmo por segurar o peso de todo o seu corpo.
  3. Se for mulher, lembre-se de que o salto muda o eixo de gravidade de seus pés e pernas, forçando o corpo a readequar seu equilíbrio. Guarde o salto mais alto e fino para ocasiões especiais. Escolha saltos menores e mais grossos para o seu cotidiano, se saltos forem uma necessidade. Do contrário, sapatilhas macias e com amortecimento são a melhor opção.
  4. Pratique exercícios para fortalecer os músculos das pernas, como musculação, natação, pilates e artes marciais. Músculos mais fortes suportam melhor os impactos das tarefas diárias e se cansam menos, causando, portanto, bem menos dor.
perna2 Como aliviar dores nas pernas

Ok, ok, mas e quando a dor já está ali? O que fazer para aliviar agora a dor de um dia inteiro andando pra lá e pra cá?

Você vai precisar de:

  • Uma bacia
  • Água morna
  • Óleos relaxantes (essências de camomila, por exemplo)
  • Hidromassageador
perna3 Como aliviar dores nas pernas
Como fazer:
  1. Esquente a água até ficar morna.
  2. Coloque na bacia e misture algumas gotas do óleo relaxantes e misture.
  3. Coloque os pés na bacia e fique até se sentir relaxado.
  4. Faça isso sentado no sofá ou em algum lugar confortável e vendo TV ou ouvindo música. Não é hora de conferir e-mails. É hora de relaxar.
  5. Se tiver um hidromassageador, faça a mesma coisa, e ligue por 5 minutos. Pause e faça por mais cinco minutos.
  6. Depois que terminar, deite com as pernas levemente inclinadas para cima.
  7. Massageie as panturrilhas suavemente, apertando do joelho até a canela delicadamente.
perna4 Como aliviar dores nas pernas

Lembre-se que estas dicas são preventivas ou visam remediar dores ocasionais nas pernas. Se você sente dores nas pernas diariamente mesmo seguindo estas dicas, é hora de procurar um especialista para investigar se não são problemas de circulação, ósseos ou de falta de vitaminas e nutrientes que estão enfraquecendo os músculos. No mais, aproveite para relaxar e dar um descanso as suas pernas, que te levam de um lado para o outro todos os dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !