Como aliviar o stress


stress

Trânsito, combustível alto, trabalho, família, responsabilidades, contas para pagar, faculdade, escola, cursos, projetos, planos, sonhos. É obrigação que não acaba mais. Não tem como, em algum momento, não se deixar abater pelo stress do dia-a-dia da vida moderna. Poucas horas de sono, alimentação descuidada, desatenção com pequenas dores e alta irritabilidade são fatores que geram muito stress. O pior é que tudo parece ser difícil de superar e a rotina se instala de forma tão permanente que parece que estão todos destinados a uma vida de desgaste emocional e físico até a riqueza ou a aposentadoria.

stress5 Como aliviar o stress

Mas com as dicas abaixo fica fácil pelo menos começar a tentar levar um estilo de vida menos desgastante.

  1. Identifique a causa do seu stress. Saber contra o que você está lutando é fundamental para o combate dos sintomas. Reflita com calma e veja a causa principal de seu desgaste.
  2. Veja se você já tem stress físico, como dores de cabeça, dores de estômago, ou ainda sono inquieto e leve. Se sim, o ideal é começar a tomar complementos vitamínicos, que ofereçam nutrientes extras para seu corpo suportar o dia-a-dia.
  3. Intercale atividades estressantes com outras que te agradem. Por exemplo, se passa muito tempo no trânsito, leve algo para te distrair como um CD bom ou algo para ler.
    stress1 Como aliviar o stress
  4. Trabalham-se longas horas em atividades tensas, faça algo para relaxar depois, como um esporte ou um curso não relacionado à sua carreira, apenas por diversão. Atividades que proporcionem prazer e não estejam vinculadas a uma obrigação relaxam o cérebro e o torna mais capaz de aprender.
  5. Procure balancear vida profissional e pessoal. O fracasso em uma das duas nunca deixa que o sucesso da outra apareça. Não adianta ser CEO de uma companhia se não há tempo para se dedicar à família, ou viver para a família sem realizar suas aspirações profissionais.
  6. Alimentação regrada é sagrada. Não abra mão de seus horários de refeição e de sentar e comer pausadamente. Comida é o que te dá forças para cumprir as tarefas. Sem alimentação correta, seu cérebro trabalha de forma mais devagar e, na necessidade de trabalhar mais rápido do que consegue, acaba gerando stress.
  7. Dormir é fundamental. Condicione-se a não ter menos de 8 horas de descanso diárias. Especialistas apontam que pessoas que dormem menos de 8 horas envelhecem mais rápido. Além disso, horas dormidas a mais no final de semana não compensam poucas horas dormidas durante a semana: o corpo precisa de constância para estabelecer uma rotina e se preparar para as tarefas do dia seguinte.

stress7 Como aliviar o stress

Não há um único tratamento para combater o stress. Nunca dá tempo de fazer nada que ajude a contornar esta situação. Ou às vezes falta dinheiro. De fato não é fácil. Mas não é motivo para se acomodar em atividades que te desgastem. Não há promoção no trabalho que pague um final de semana de descanso. Equilíbrio é a palavra-chave no combate ao stress. Mantenha isso em foco e viva o alívio de aproveitar a vida, mas sem se desgastar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !