Como aliviar queimadura na língua


01010015_01s_feuer

A língua é um órgão muscular que tem como principal função a de nos propiciar o paladar; com certeza um dos cinco sentidos mais surpreendentes de nosso organismo. Além disso, ela também colabora com a nossa vocalização e no processo de digestão dos alimentos.

lingua1 Como aliviar queimadura na língua

Apesar de seu pequeno tamanho, esse órgão é rico em vasos sanguíneos e terminações nervosas. Estas são responsáveis em transmitir todas as sensações ao cérebro. Desde os diversos tipos de gostos, até algum tipo de trauma que possa sofrer, por exemplo, ao ingerir um líquido quente.

Quem já queimou a língua sabe descrever muito bem o momento. A mensagem transmitida ao nosso centro de informações, o cérebro, parece ser instantânea e a dor é inevitável. Com certeza, após sofrer esse tipo de episódio, passamos alguns dias ainda sentindo esse incômodo e que, por vezes, pode influenciar até na degustação dos alimentos.

lingua2 Como aliviar queimadura na língua

Para que você possa se livrar desse transtorno o mais rápido possível, daremos algumas instruções de com proceder diante uma queimadura na língua. Conheça um pouco mais a respeito.

Seja cuidadoso!

A língua, como já foi demonstrada, é um órgão extremamente sensitivo necessitando de cuidados especiais. Assim, antes de ingerir qualquer alimento que esteja acima da temperatura adequada, espere que este  esfrie e, depois consuma-o. Com certeza, essa pequena atitude pode livrar você de queimaduras futuras.

lingua3 Como aliviar queimadura na língua

Salmoura colabora no alívio da dor.

Logo após ocorrer a queimadura, realize bochecho com uma solução de sal e água morna, por pelo menos, 3 minutos. Repita o procedimento, por, ao menos, 3 dias consecutivos, sendo duas vezes ao dia. Com certeza, essa simples receita caseira, ajudará no processo cicatrizante da sua língua, além de impedir a proliferação de bactérias.

Não utilize medicamentos sem a orientação médica.

Apesar de alguns benefícios oferecidos pelo uso de medicamentos, é necessário ter cuidado bastante especial, ao fazer uso destes. Isto por aprsentarem possíveis ocmplicações, incluindo lesões irreversíveis de órgãos vitais ao funcionamento do organismo. Sendo assim, qualquer tipo de remédio só deverá ser utilizado sob orientação médica.

lingua4 Como aliviar queimadura na língua

Fique atento!

A queimadura na língua é um trauma bastante comum em nosso meio. Porém, existe uma síndrome que apresenta o mesmo sintoma de quem apresenta uma queimadura na língua; a queimação.. Essa patologia é denominada como Síndrome de Ardência Bucal (SAB). O grande diferencial de uma queimadura comum é o período de duração. Quando se trata de uma queimadura rotineira, ocasionada por líquido quente ou qualquer outra substância, o sintoma desaparece em poucos dias. Mas, ao nos depararmos com a SAB, o período é mais rolongado, podendo durar semanas, até meses.

A SAB é uma afecção que necessita acompanhamento médico especializado, por estar relacionada a algumas doenças sistêmicas que podem trazer resultados maléficos a nossa saúde. Entre as diversas patologias, podemos citar:

  • Deficiências nutricionais;
  • Refluxo gástrico;
  • Doença dental;
  • Diabetes mellitus;
  • Doenças inflamatórias;
  • Uso de tabaco;
  • Câncer de boca, entre outras.

Dessa forma, se a sensação de “queimação na língua” persistir por mais tempo que o normal, procure um atendimento médico especializado, o mais rápido possível. Pois, como foi demonstrado, pode ser um sinal de que algo de muito grave está acontecendo com seu organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !