Como amansar calopsita


8227094131_21fd510bc8_z-F550x450

As calopsitas são aves originarias da Austrália, onde ainda hoje pode-se encontrar soltas na natureza. Espécie descoberta por Jonh Gold, pesquisador inglês que, em 1838, visitou a Austrália para pesquisar e conhecer a sua fauna. É dado a este pesquisador ainda o crédito de ter apresentado ao mundo esta linda ave.

Em seu estado natural as calopsitas são bem ariscas, porém, assim como as cacatuas, que são da mesma família, podem ser domesticadas e ficam muito mansas. O objetivo deste artigo é ajudar a você, amante das calopsitas, ficar ainda mais próximo de suas ave. Aqui você encontrará um passo a passo de como amansar a sua calopsita.

3961169956 04de6898c8 z F550x450 Como amansar calopsita

via flickr

 

Métodos de amansar uma calopsita

Existem alguns métodos para amansar uma calopsita, onde há vantagens e desvantagens. Confira estes métodos e avalie o melhor para você e sua ave:

Método de separação

Este método é o mais fácil e o que traz o resultado mais rápido. O método consiste em separar o filhote dos pais e tomar conta da alimentação da ave. /Assim ela cria laços afetivos com a pessoa que a alimenta, mas caso você tenha mais pessoas na família é bom que cada um a alimente uma vez para que a ave se acostume com todos na casa. Mas lembre-se que é natural que a ave escolha um como dono.

O negativo deste método é que ao alimentar o filhote, as aves adultas mastigam o alimento e entregam para os filhotes. Essa mistura transmite anticorpos para os filhotes aumentando a vida do animal e sua imunidade. Quando se usa o método de separação estamos automaticamente deixando o animal mais suscetível a doenças, pois não há anticorpos. 

Caso queira utilizar este método os passos são os seguintes:

  1. Retire o filhote dos pais.
  2. Alimente os filhotes manualmente, com papinha própria.
    8228169920 045871b545 z F550x450 Como amansar calopsita

    via flickr

Método de Paciência

Como o próprio nome do método diz, é preciso ter muita paciência. O método consiste em só retirar a ave depois de 3 meses de vida. Para utilizar este método siga os seguintes passos:

  1. Separe o filhote e o coloque em uma gaiola separada;
  2. Carregue a gaiola com você para todos os lugares onde você for;
  3. Sente no sofá e coloque a gaiola perto de você, fazendo atividades normais como assistir TV ou ler, não faça movimentos bruscos, pois elas são naturalmente assustadas.
  4. Quando ela começar a chegar perto de você comece a alimenta-la ainda na gaiola, repita várias vezes os processos acima, quanto mais repetir mais serão rápidos os resultados;
  5. Após a ave estar bem familiarizada com você, retire-a da gaiola ai é só ir vivendo o dia a dia.

Mescla dos dois métodos

Este método consiste em deixar os filhotes com os pais, mas 3 vezes por dia ir alimentando-os, quando você tira-los da presença dos pais, a aproximação será mais rápida, usando o método de paciência.

3136218978 510de4ef12 z F550x450 Como amansar calopsita

via flickr

 

Conclusão

Estes métodos são muito eficientes  para amansar as calopsitas. Espero que este artigo te ajude a construir uma relação de amizade com sua ave. As calopsitas são aves muito fiéis e amorosas. Não se esqueça que também são muitos sensíveis e assustadas, procure nunca gritar com sua calopsita em processo de doma, isto pode por todo o seu esforço e trabalho a perder.

E você o que achou destas dicas? Está pronto para amansar sua calopsita? Boa sorte pra você e sua ave.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !