Como amolar tesouras e tesourinhas


edward-scissorhands

edward scissorhands 285x175 Como amolar tesouras e tesourinhas

As tesouras objetos extremamente úteis no nosso dia a dia, tendo inúmeras funcionalidades como cortar tecido para fazer roupas, papel para trabalhos escolares, cortar cartões de créditos não utilizados, cartolina, cabelo, barbas longas, etc. De fato trata-se de um objeto que serve de ganha pão para muita gente, além de nos salvar em momentos de aperto. Quem nunca precisou cortar o fio de um tecido que quanto mais se puxava, mais se desfazia?

Um pouco de história

Os primeiros objetos semelhantes a uma tesoura de que se tem notícia datam de 1500 a.C, no Antigo Egito, porém o formato padrão de lâminas assimétricas utilizado até hoje surgiu no Império Romano, por volta do ano 100 depois de Cristo.

tesoura 285x175 Como amolar tesouras e tesourinhas

Uma tesoura cega perde a precisão do corte dando resultados grosseiros e irregulares, só encontrando par com uma faca cega no quesito irritabilidade. Mas diferentemente das facas, cujos métodos de afiação são bastante conhecidos (para saber mais veja Como amolar facas), muitas pessoas ignoram que existe a mesma possibilidade para as tesouras, trocando-as assim que perdem o fio de corte. Pensando nisto, Comofas trás até vocês este tutorial sobre como recuperar a utilidade de sua tesoura.

Passo a Passo

Você vai precisar de uma lixa, pedra para amolar, água para lubrificar a pedra e uma tesoura cega.

1) Prepare todos os materiais necessários tendo o máximo de cuidado, afinal lâminas afiadas podem ser perigosas. Faça os procedimentos preferencialmente longe de crianças e animais domésticos, sempre utilize luvas de proteção.

150EPEDRA.AFIAR  216x175 Como amolar tesouras e tesourinhas

2) Coloque a pedra de amolar sobre uma superfície plana e lubrifique-a com água. Certifique-se de que está trabalhando numa superfície plana, pois irregularidades podem deixar a tesoura denteada.

3) Segure a tesoura aberta em um ângulo de aproximadamente 80 graus e deslize a lâmina pela superfície da pedra, sempre com a ponta indo na direção oposta àquela que você se encontra.

4) Repita a etapa anterior com a outra lâmina até sentir que não está encontrando dificuldade para deslizá-la sobre a pedra.

5) Deslize suavemente a ponta dos dedos sobre as lâminas (cuidado para não se cortar), caso sinta algum “inchaço” ou irregularidade na superfície repita o passo 3 até corrigir.

6) Você também poderá utilizar lixa para afiar sua tesoura. Basta fazer cortes longos numa lixa de grão 80. Em seguida repita o processo utilizando uma lixa 220. Faça dessa forma até conseguir o fio de corte desejado. A mesma folha de lixa poderá ser reutilizada várias vezes desta forma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !