Como andar de skate


skate_dest

Andar de skate é uma atividade muito prazerosa e estimulante. Em quase todos os centros urbanos brasileiros há inúmeros adeptos do esporte, sendo muito comum ver grupos de crianças, jovens e adultos praticando-o. Inclusive, muitas mulheres são praticantes dedicadas e destemidas.

Esse texto é destinado aos interessados em aprender os primeiros passos para aprender a utilizar essa magnífica “prancha com rodinhas”, conhecida no Brasil como Skate.

skate2 Como andar de skate

Passo a passo:

Escolhendo um Skate

Há diversos tipos de skates disponíveis por aí e cada um é destinado a uma modalidade específica. Vamos conhecer os dois mais comuns e mais utilizados:

skate3 Como andar de skate

  • Skate convencional - É o tipo mais comum, usado nas competições de street (voltado para manobras no chão, bordas, corrimões, etc) e de Vertical(usado na rampa em forma de U conhecida como Half Pipe).
  • Skate longboard - Mais voltado para descidas de ladeiras. Possui prancha e rodinhas maiores que o skate convencional, e por conta disso é mais pesado e mais veloz.

O aspirante a skatista deve escolher qual o tipo que mais se adapta as suas necessidades e desejos.

Equilibrando-se

Já está com um skate em mãos? Então é hora de começar adquirindo equilíbrio em cima de seu novo veículo. É aconselhável apoiar-se em algo (usando as mãos), subir na prancha e fazer movimentos curtos de “vai e vem”. Para subir, coloque um pé de cada vez. Os pés deverão ficar bem separados para balancear o peso e facilitar o equilíbrio, sendo que um deles deverá estar bem próximo de uma das pontas elevadas (conhecidos como tail e nose) e o outro deve ficar um pouco para frente da metade do skate. Sinta-se à vontade para escolher qual dos pés ficará atrás, pois isso é uma questão de preferência de cada um. Normalmente canhotos andam com o pé esquerdo atrás e destros com o direito atrás, mas isso não é uma regra. Você pode também pedir para que alguém lhe segure pelas mãos, andando em linha reta para ir se acostumando.

skate1 Como andar de skate

Movimentação

Quando já estiver seguro o suficiente para se movimentar sem estar com as mãos apoiadas em algo ou alguém, é hora de arriscar andar um pouco. Comece fazendo isso bem devagar e de preferência em superfícies lisas (como uma quadra esportiva por exemplo. Algumas ruas não são aconselháveis, pois possuem pedrinhas que podem fazer o skate travar e acabar derrubando-o. Para impulsionar o skate e fazê-lo andar, será necessário tirar o pé posicionado mais atrás usando o chão para empurrá-lo para frente. Vá aumentando gradativamente e de forma sutil o espaço percorrido e a velocidade.

Freio

No início é muito comum os iniciantes simplesmente saltarem de cima do skate para isso, mas é altamente aconselhável treinar a técnica correta de freio, já que ao pular o skate continua em movimento, podendo ser danificado ou atingir coisas e pessoas que estiverem no caminho. Assim como para impulsionar o skate, você deverá usar a perna de trás para freá-lo ou diminuir sua velocidade. A técnica consiste em arrastar a sola do pé no chão, fazendo com que a velocidade diminua gradativamente em virtude do atrito gerado.

Manobras

skate4 Como andar de skate

Antes de se aventurar a tentar manobras, é preciso que você já esteja seguro em relação às etapas anteriores descritas acima. Quando se sentir confiante o bastante você poderá tentar saltar pequenos objetos, deslizar, inverter a posição dos pés entre muitas outras coisas. Há uma infinidade de truques passíveis de serem realizados. Basta treino e dedicação que você aprenderá rapidamente a executá-los.

Segurança

Um item indispensável para a prática do skate é a utilização de capacetes, principalmente quando se trata de crianças e principiantes. Há também disponíveis no mercado luvas, joelheiras e cotoveleiras , que evitam ralados indesejáveis. Se machucar de vez em quando é natural no mundo dos skatistas, mas seguir essas dicas de segurança diminui muito as chances de lesões indesejáveis.

Agora basta praticar e se divertir. Depois volte aqui para comentar como está o seu progresso. E boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !