Como aplicar textura em paredes


pintura

Nada como uma boa pintura na nossa casa para dar aquela repaginada no ambiente. Melhor ainda se pudermos criar novas texturas, fazer o nosso cantinho ficar com a nossa cara, acolhedor, moderno e muito criativo. A textura na parede com rolo vem ganhando espaço nas decorações das casas e apartamentos e vão das mais simples às mais elaboradas.

rolodela Como aplicar textura em paredes

 Antes de continuar, confira outros artigos sobre paredes:

O melhor de tudo é que não precisa ser um expert no assunto para fazer sozinho sua própria decoração, as técnicas estão bem acessíveis para quem quiser aprender e fazer por si mesmo. É só ter vontade, tempo e dedicação para que o trabalho fique perfeito. Vamos começar?

Para isso, é preciso fazer alguns procedimentos básicos que qualquer profissional faria numa parede a ser pintada, dá um certo trabalho, mas o resultado vale a pena.  Comece removendo  as partes soltas que ficam na parede (se houver) com uma lixa e depois escove a superfície com aqueles escovões de obra. É preciso que a parede fique lisinha. Depois de lixar e escovar retire o pó que ficou com um pano umedecido, ele irá tirar qualquer resíduo que ficar na parede, com cuidado para não molhar demais, o pano tem que estar úmido.

escovatigre Como aplicar textura em paredes

Escova tigre para pátina

Efeito pátina, como aplicar: Antes de pintar você precisará isolar as paredes laterais que não receberão a tinta, use uma fita crepe larga.  Para criar esse efeito você vai precisar dos seguintes materiais: tinta comum de preferência acetinada, Tinta gel de efeitos, bandejas para tinta, rolo de lã de carneiro e escova tigre. A tinta comum será o fundo e a gel produzirá o efeito, a escolha da cor será conforme a sua criatividade de combinação.

patina Como aplicar textura em paredes

Veja na lata a quantidade necessária de água para diluição da tinta e coloque-a na bandeja. Prepare o fundo com a tinta acetinada, passando com o rolo de lã de duas a três demãos de tinta, dando um intervalo de 1 hora entre elas. Após pintar o fundo, aguarde um intervalo de 24 horas para começar o efeito, após esse tempo a parede estará completamente seca.

Para fazer o efeito: pegue o rolo de lã e aplique o gel na parede, trabalhe sempre em espaços de 40 cm de largura para que o gel não seque, após aplicação, com o gel úmido, passe a escova de forma vertical, de cima para baixo e de baixo para cima, faça isso em toda a parede. Espere secar e prontinho.

desempenadeira aco Como aplicar textura em paredes

Desempenadeira de aço liso

 

 Como aplicar textura em paredes

Desempenadeira de PVC

Textura grafiato e textura rústica: Após o processo básico de lixar e limpar, dilua a tinta seladora na água conforme instruções da embalagem e aplica em toda parede  com  o rolo de lã, com movimentos de cima para baixo. Aguarde secar para começar o próximo passo. Com uma desempenadeira de aço lisa, passe a massa para textura lisa em pequenas partes para que você trabalhe com a massa ainda úmida, passe a desempenadeira de PVC por cima para dar o efeito riscado na parede. Após a secagem da massa, passe com o rolo de lã a tinta gel na cor escolhida. Tem lojas que já fazem a tintura da massa na hora e na cor escolhida, nesse caso, não precisa passar a tinta gel.

grafiato Como aplicar textura em paredes

Textura grafiato

As texturas na parede com massa seguem o mesmo padrão de aplicação, você pode colocar sua imaginação para funcionar e explorar seu lado criativo, inventando novas formas, desenhos e dimensões na parede. A massa te dá total liberdade de criação. Agora que você já conhece os procedimentos e sabe como fazer, mãos à obra!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !