Como aplicar uma injeção


medium_4919795171

Existem doenças que podem ser curadas com remédios caseiros ou medicamentos farmacêuticos porém, algumas são tratadas somente com aplicação de injeções que vão direto ao problema e tem um poder mais instantâneo que os demais métodos.

Enquanto muitas pessoas sentem calafrios e chegam a desmaiar quando veem uma agulha outras tantas preferem este tipo de tratamento por ser mais rápido na melhora dos sintomas, mas há de se entender que tipo de aplicação de injeção deve ser realizada apenas por pessoas que saibam como e onde manipular esta função, sendo extremamente perigosa sob outras condições.

Seja por uma questão de preferência ou exigência, é muito importante saber como aplicar uma injeção, para o caso de alguma situação de grande necessidade pessoal ou interpessoal. Confira agora algumas informações sobre este assunto e saiba os procedimentos corretos pré e pós a aplicação de uma injeção.

Como aplicar uma injeção

Aviso: O profissional ou indivíduo que necessitar aplicar injeção em si mesmo ou em algum paciente deve evitar qualquer tipo de contato direto com o material a ser utilizado, sendo a higienização o primeiro e mais importante passo para esta função.

medium 2983149263 Como aplicar uma injeção

Via Flickr

Veja como fazer esta higienização:

  1. Retire qualquer tipo de acessório dos dedos e unhas, como anéis e decorativos;
  2. Lave bem as mãos em água corrente, dos pulsos até a ponta dos dedos, esfregando bem;
  3. Ensaboe as mãos com sabonete neutro ou álcool em gel;
  4. Enxague-as abundantemente após a aplicação destes produtos com bastante água;
  5. Segue as mãos com papel ou lenços descartáveis. Toalhas podem abrigar fungos e bactérias.

Com as mãos totalmente higienizadas, concentre-se na preparação da injeção levando em consideração as recomendações médicas.

medium 223015379 Como aplicar uma injeção

Via Flickr

Utilize luva estéril antes de manipular a agulha e a seringa para evitar contaminações. Estes materiais (luvas, agulhas e seringas) devem ser descartáveis e jamais devem ser dispostos em sacos de lixo após a aplicação. Informe no posto de saúde mais próximo sobre os locais que fazem o recebimento destes materiais.

Aplicação – Como Fazer

Para a aplicação de uma injeção esteja utilizando luva estéril em ambas as mãos e proceda da seguinte maneira:

  1. Antes de qualquer tipo de aplicação com agulha, é preciso saber qual o tipo de injeção deverá ser realizada, de acordo com as necessidades do paciente. Portanto, peça informações médicas sobre esta função e jamais manipule ou aplique uma injeção caso não tenha preparação técnica e psicológica para tanto. Deixe esta função para enfermeiros e farmacêuticos se não tiver conhecimentos relacionados sobre este assunto.
  2. Encaixe a agulha na seringa conforme recomendação do rótulo. Elas devem estar bem travadas. Depois disso, remova o protetor que está na agulha e introduza a ponta  no medicamento receitado puxando o ar da seringa até completar a quantidade necessária.
  3. Feito isso, com muito cuidado, troque a agulha que utilizou para absorver o medicamento por outra que ainda esteja embalada e devidamente conservada. Esta troca é importante pois evita a rigidez durante a introdução do objeto no paciente, causando-lhe menos desconforto e dores;
  4. Faça a higienização do gargalo da ampola com algodão e álcool. Se o medicamento for em pó, use o diluente que vem junto com o mesmo e prepare-o para aplicação conforme recomendação médica.
  5. Com o medicamente já coletado na seringa prepare a região corporal que receberá a injeção passando um pedaço de algodão com álcool no local para esterilizar  Após ter certeza do local à ser aplicado, puxe o êmbolo da seringa, introduza a ponta da agulha na pele e e aperte o êmbolo da seringa de vagar até acabar o medicamento. Logo após, retire a agulha e coloque um algodão seco no local para estancar o sangramento.
medium 3480398740 Como aplicar uma injeção

Via Flickr

É sempre importante enfatizar que qualquer tipo de contato direto com a corrente sanguínea é extremamente perigoso, sendo que uma injeção poderá transmitir vírus ao sangue caso a agulha não esteja devidamente esterilizada e a aplicação não atinja a região corporal necessária.

Deixe esta função para os profissionais da área médica e só realize a aplicação de uma injeção em casos de urgência ou de extrema necessidade. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !