Como aprender a bordar


mini_500_4416_1246744917830053

Você quer presentear alguém especial com algum mimo personalizado e feito com as suas próprias mãos? Que tal aprender a fazer lindas peças bordadas a mão? Então mãos a obra, confira como aprender facilmente a arte de bordar ponto cruz.mini 500 7151 1217633376286556 Como aprender a bordarPara uma realizar um trabalho de bordado no nível de iniciante, optamos por começar com algo simples, um monograma, ou seja, bordar as letras do nome de uma pessoa, em uma toalha de rosto.mini 500 4416 1239471212714177 Como aprender a bordar

Passo a Passo do Bordado

  Para fazer este bordado, você vai precisar de alguns itens, que poderão ser adquiridos em lojas de armarinhos, ou lojas especializadas em artesanato. Confira a lista dos itens abaixo:

  • 01 toalha de rosto branca, com barrado feito em tecido étamine, que é o tecido próprio para bordado em ponto cruz. (marcas disponíveis: Karsten, Teka, Buettner, Döhler e outras).
  • Uma meada de linha especifica para bordar Ponto Cruz (marcas disponíveis: Anchor, DCM ou Maxi). Neste passo a passo utilizaremos a cor 95 da marca Anchor.
  • Tesoura para corte e costura
  • Agulha para bordado em ponto cruz
  • Revista especializada em gráficos de ponto Cruz, que contenha monogramas. Se você desejar, poderá realizar uma pesquisa no Google com as palavras “monogramas em ponto cruz” e fazer um download da internet.

 Etapa 01- Centralizando o bordado

  1. O primeiro passo para um bordado bonito e bem feito, é a contagem dos pontos, para que o mesmo fique centralizado exatamente no meio do tecido. Então conte quantos pontos tem o barrado de étamine, tanto na vertical, como na horizontal. Para realizar esta contagem, note que o tecido étamine é composto de tramas separadas por um pequeno espaço, como se fossem diversos quadrados. Anote o resultado em um papel. Por exemplo, 100 pontos na horizontal e 40 pontos na vertical.
  2. Após a escolha do monograma que você utilizará, defina o nome que vai bordar.  Neste passo a passo, utilizaremos como exemplo o nome “JÚLIA”, então conte quantos pontos tem em cada letra do nome na horizontal e anote novamente. Sendo que cada ponto equivale a um quadrado do esquema de pontos do monograma, digamos que conforme o exemplo que estamos utilizando, cada letra do nome Julia tenha 10 pontos, o que totaliza 50 pontos. Some a esta contagem, 05 pontos de distância entra cada letra, o que totaliza 20 pontos, somado ao resultado das letras, chega-se a contagem de 70 pontos.
  3. Feito esta contagem, subtraia o resultado dos pontos das letras, da quantidade de pontos horizontais do tecido. No caso, ficaria assim: JULIA= 70 Pontos (horizontal) e Barrado = 100 pontos.  Subtraindo: 100 – 70 = 30 pontos. Sobraram 30 pontos no tecido. Sendo assim, você deverá contar 25 quadrados horizontais no tecido e marcar o inicio do bordado. De forma, que o nome JULIA ficará centralizado com 25 pontos antes e 25 pontos depois.
  4. Repita o mesmo processo na contagem vertical das letras. Conforme o exemplo que utilizamos ficaria assim: JULIA=20 pontos (vertical) e Barrado=40 pontos. Subtraindo: 40 – 20 = 20 pontos. Sobraram 20 pontos no tecido. Sendo assim, você deverá contar 10 quadrados verticais no tecido e marcar o inicio do bordado. De forma, que o nome JULIA ficará centralizado com 10 pontos embaixo e 10 pontos em acima das letras.

Etapa 02- Bordando o esquema

  1. Corte um pedaço de linha de aproximadamente 30 cm. Passe na agulha, e dobre a linha ao meio.
  2. No lugar marcado para o inicio no tecido, passe a agulha pelo lado do avesso e deixe aproximadamente 01 cm de sobra de linha no avesso para que o arremate seja feito.
  3. Passe a agulha na diagonal, de forma que a linha fique no lado direito do tecido, e em linha reta, no avesso. Seguindo o esquema de pontos da monograma, inicie o bordado da primeira linha, na horizontal.
  4. Quando completar a quantidade de pontos a serem bordados na primeira linha (horizontal) volte com a agulha, formando um “x” sobre a trama de tecido, e assim por diante até completar todas as letras.

 Dica: quando terminar seu bordado, passe-o pelo lado do avesso em cima de um pano úmido, pois isso fará com que as cores fiquem mais vibrantes.

 Espero que tenha se divertido bordando e que seu primeiro trabalho fique perfeito e bem bonito, boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post