Como aprender a escrever brincando


kidscapa

Aprender a escrever as vezes é uma tarefa muito difícil de ensinar às crianças, pois quando estão na faixa etária de 5 a 8 anos ainda são muito dispersas.

Então a melhor forma de ensinar uma criança a escrever é fazendo o que elas mais gostam, brincadeiras. Segundo educadores, não existe melhor método de ensinar uma criança a escrever do que brincando. Este artigo vai apresentar dicas e técnicas, utilizadas por professores e educadores, para ensinar às crianças a escrever brincando.

kid1 Como aprender a escrever brincando

Via Flickr

Para ensinar a escrever brincando é preciso de:

  • Jogos;
  • Livros infantis;
  • Ilustrações de personagens infantis;
  • Apostilas ilustradas;
  • Fazer brincadeiras em grupo.

Saiba com detalhes sobre os itens descritos acima:

Jogos

São instrumentos fundamentais e muito importantes para auxiliar os professores no ensino das crianças. Todos os jogos infantis como: quebra-cabeça de letras, caça palavras, jogo de forca, entre outros, são muito importantes para que a criança se interesse em tentar escrever. O educador poderá fazer estes jogos com todas as crianças em sala de aula, desafiando a criança a escrever o que se quer falar. Além disso, esses jogos são divertidos e fazem com que a criança comece a identificar letras e formar sílabas.

Livros infantis

A leitura em voz alta é uma ferramenta muito eficaz para que a criança se interesse por histórias infantis. Estas historinhas ficam gravadas no imaginário infantil e além de divertir, causam um profundo interesse da criança em aprender a ler e, consequentemente, a escrever.

kid3 Como aprender a escrever brincando

Via Flickr

Ilustrações de personagens infantis

Mostrar ilustrações e brincar de adivinhar o nome do personagem, objeto, fruta ou qualquer outra figura, também é uma forma divertida de aprender a escrever brincando. O educador poderá desafiar a criança a tentar escrever o nome da ilustração.

Apostilas ilustradas

As apostilas são ferramentas muito importantes para a alfabetização das crianças, e quando possuem ilustrações infantis são ainda mais interessantes. Uma boa apostila dever ser bem ilustrada e destacar cada letra do alfabeto, além disso, deve conter muitos exercícios de fixação, o que também torna o aprendizado eficaz e acima de tudo divertido, pois crianças adoram ver ilustrações.

Fazer brincadeiras em grupo

É um dos métodos mais divertidos de se aprender a escrever. Atividades dinâmicas com brincadeiras como: mímica, brincadeiras de adivinhação de palavras, entre outras, são muito interessantes. O educador deve distribuir lápis e papel, e fazer com que a criança escreva o que ele está fazendo, que continue uma história inacabada, ou que tente adivinhar a mimica, escrevendo no papel o que ela acha que está sendo representado.

kid4 Como aprender a escrever brincando

Via Flickr

Existem instrumentos interessantes e que auxiliam no aprendizado como: aparelhos de som, vídeos e cronômetros.

Enfim, cabe a cada educador estabelecer o seu método de ensino. Mas todos devem ser divertidos e interessantes para as crianças, pois além de aprender elas podem brincar e assim adquirir o hábito de se dedicar as lições escolares.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !