Como aprender a escrever com as duas mãos


Via Flickr

Existem três formas de escrita conhecidas e praticadas em todo o mundo e todos nós nos encaixamos em pelo menos uma delas. Escrever com a mão direita, com a esquerda ou ainda com as duas é uma característica natural de todos nós e, ainda nos primeiros passos, a criança já anuncia se será canhota, destra ou ambidestra.

Canhoto é aquele que escreve e tem mais habilidades manuais utilizando membros do lado esquerdo do corpo. Destro, em contraposição, é a pessoa que realiza a maioria das atividades com a mão direita (escrita) ou o pé direito (chute) sendo que, canhotos e destros, são assim classificados por não conseguirem executar as funções tão bem utilizando os membros do lado oposto do corpo. Canhotos não conseguem escrever com a mão direita e destra não sabem utilizar a mão esquerda com tanta eficiência como usam a do lado direito.

229762571 0c941c630b Como aprender a escrever com as duas mãos

Via Flickr

Estas são duas formas de escrita que todos nós possuímos. Uns são destros, outros canhotos, e assim vamos seguindo a vida, valorizando apenas pés e mãos de um dos lados do corpo, inabilitando as funções dos membros do outro contrário. Mas, lembra com no início deste post foi exposto que existem “três” formas de escrita? Até agora só foram relatadas duas. Tá faltando uma, e essa é a união das habilidades destras e canhotas, sendo a pessoa que as possui considerada ambidestra, por conseguir executar funções tanto com a mão direita como com a mão esquerda.

Estas pessoas podem possuir esta “categoria” de diversas formas. Algumas já nascem predestinas a utilizar ambas as mãos e pés da mesma forma, desenvolvendo esta facilidade ao longo dos anos. Porém, a grande maioria nascem com apenas uma inclinação (direito ou esquerdo) e é sempre bom aprender e usar o maior número possível de recursos, sejam eles técnicos ou manuais, como o caso das mãos. Escrever com ambas as mãos é uma função que pode abrir portas e criar oportunidades, pois isto mostrará que a pessoa que possui esta característica é multifuncional, ou seja, conseguirá produzir mais utilizando o máximo de seus recursos manuais.

Você que é canhoto ou destro e quer aprender a usar a mão que não tem habilidade para escrever, fique de olho nestas dicas e veja como conseguir isso.

5051604019 0e08401732 Como aprender a escrever com as duas mãos

Via Flickr

Como escrever com ambas as mãos – Dicas

  • Você está querendo usar sua outra mão para escrita, certo? Então o próximo passo é acostumá-la as funções cotidianas, soltando e relaxandos os dedos que devem estar um tanto “enferrujados”. Tente fazer a maioria de suas funções diárias como abrir portas, manusear o controle remoto e segurar os talheres com a mão contrária ao habitual. Execute estas funções quando estiver sozinho, para não causar constrangimentos á você, já que certamente, no início, você deixará muita coisa cair e errará bastante. Vá deixando sua mão inoperante “ativa” para que ela possa desenvolver posteriormente a escrita, que será o próximo passo
  • Comece fazendo desenhos, formas simples, como um círculo ou quadrado com a mão que você usa para escrever diariamente. Faça-os lentamente, com os olhos fechados, e sinta as curvas que sua mão faz até completar a figura. Feito isso, agora passe o lápis para a mão que você quer habilitar e contorne o desenho, com os olhos abertos, tentando fazer os mesmos movimentos feitos anteriormente. Assim, você estará influenciando a coordenação motora e preparará sua mão “contrária á escrita” para começar uma atividade nova e mais elaborada
  • Agora que sua mão já está na ativa, comece a praticar a escrita da seguinte forma: Escreva seu nome com a mão habitual de escrita, lentamente e com a outra mão, contorne a palavra e reproduza-a outra vez, agora em uma folha limpa. Repita várias vezes até com as letras confeccionadas por ambas as mãos fiquem o mais semelhante possível. Vá aumentando o vocabulário escrito, treinando palavras diferentes e ampliando sua capacidade hábil e técnica
  • Pegue uma cartolina e escreva, em letras grandes, uma palavra ou frase e contorne-a com a mão que deseja conquistar escrita, movimentando lentamente o pulso e segurando firmemente o objeto que está utilizando para escrever
7675683378 29a08ebf59 Como aprender a escrever com as duas mãos

Via Flickr

Quem escreve com a mão esquerda começa a escrita de traz pra frente e quem escreve com a direta posiciona a mão á frente das palavras. Essa é uma diferença a ser considerada e trabalhada, já que escrever é uma “técnica” e necessita de muita prática para sua real efetivação. Use um caderno de caligrafia e tente, incansavelmente, conquistar a escrita perfeita com ambas as mãos tornando-se, desta forma, um escritor ambidestro.

Boa Sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !