Como aprender a escrever com letras emendadas


cursiva

Você tem letra de médico!

Que letra horrorosa, menino, faça essa lição novamente!

Isto não é letra, é um garrancho!

Aposto que muitas pessoas alfabetizadas já ouviram estas frases pelo menos alguma vez em suas vidas. Não tem jeito, muitas pessoas, por mais que se esforcem, simplesmente não conseguem fazer uma letra bonita, redondinha e legível.

cursiva2 Como aprender a escrever com letras emendadas

A escrita é um meio de linguagem, e uma forma de expressão. É importante sermos capazes de transmitir uma ideia escrita de forma que as pessoas entendam, mesmo com o uso tão frequente dos computadores, que tornou o hábito de manuscrever cada vez mais raro.

Há duas maneiras de escrever.

Letras de forma: os caracteres são individuais, e podem ser escritos um após outro, sem ligação entre eles.

Letra cursiva, manuscrita, ou emendada: são letras ligadas umas nas outras de forma que a palavra seja escrita num único bloco.

Atualmente as crianças são alfabetizadas primeiramente em letras de forma, e isto vem gerando uma eterna discussão: Alguns pedagogos defendem a alfabetização exclusivamente com letras de forma. Alegam que a criança tem contato apenas com as letras de imprensa, através de jornais, revistas, placas, painéis de rua, livros, gibis, etc., e, por causa disso, a percepção das letras e fonemas é muito mais rápida. Para os mais radicais a letra cursiva nem deveria existir.

Outros educadores, no entanto, alegam ser importante aprender escrever com letras emendadas. Defendem que o treino da caligrafia é importante para ajudar a criança adquirir fluência na escrita.

Controvérsias à parte, se você sempre teve vontade de escrever emendado e nunca conseguiu, vamos aqui dar as dicas de como aprender.

cursiva3 Como aprender a escrever com letras emendadas

Você vai precisar:

  • Lápis.
  • Borracha.
  • 1 caderno de caligrafia.

Como escrever:

  1. Adquira modelos para aprender e memorizar a forma de escrever de cada letra cursiva, e a maneira de emendá-las. Você pode comprar livros de exercícios de caligrafia, procurar no Google, ou baixar algum programa na Internet.
    As letras emendadas são diferentes das letras impressas que você está acostumado. Elas devem ter tamanho uniforme e inclinação correta, e as letras similares, devem ter o mesmo tamanho e mesma altura, e são ligadas umas às outras.
  2. Compre um caderno de caligrafia para treinar.
  3. Copie do modelo, e treine cada letra separadamente, prestando bastante atenção na forma que se escreve cada uma delas, maiúsculas e minúsculas. As letras devem ter o mesmo tamanho.
  4. Treine cada letra exaustivamente, e decore a maneira de escrever de cada uma delas.
  5. Comece formar palavras, e depois, frases. Tome cuidado com a emenda de cada letra e o espaço entre elas, bem como em encostar na linha de cima as letras altas como b, t, l, h, f, d, e descer até a linha de baixo as perninhas das letras p, q, z, f, g, j.

Preste muita atenção em letras parecidas:

  • T e F maiúsculos;
  • Q e G minúsculos;
  • L e F minúsculos;
  • M e N maiúsculos ou minúsculos;
  • V e U maiúsculos;
  • P e Q minúsculos.

A diferença entre elas é muito sutil e, se você esquecer algum detalhe ou mudar uma simples perninha, poderá cometer sérios erros ortográficos e até mudar o sentido da palavra.

Depois de dominar a forma de escrever com este tipo de letra, tente torná-la mais bonita escrevendo de forma arredondada, e bem destacada. Quanto mais treinar, mais bonita será sua letra, e mais agilidade você terá.

Lembre-se: de nada adianta você saber escrever com letras cursivas, se ninguém entender nada do que você escreve. Escrever de forma legível é tão importante quanto aprender a escrever de forma correta.

Treine bastante e venha depois nos contar se conseguiu!

Boa sorte!

3 replies to this post