Como aprender a ler as horas


5139793580_ff699cce07_z

Interpretar as horas num relógio de ponteiro, para algumas pessoas, é um baita desafio, já que os minutos e as horas são vistos de formas diferentes e por isso fica mais complicado ainda consultar o horário corretamente na primeira vez.

4466636070 8ea2cc0503 300x300 Como aprender a ler as horas

Via Flickr

O que facilita bastante a vida dessas pessoas é que, hoje em dia, a grande maioria dos relógios são digitais, ou seja, mostram na tela o horário em números precisos. Mas é sempre bom aprender coisas novas e, neste caso, saber ler as horas no relógio convencional com o ponteiro que marca as horas e os minutos. Vamos aprender então:

Como aprender a ler horas

Passo a Passo:

Antes de mais nada, devemos ter um conhecimento prévio dos medidores de tempo presentes no relógio. Existem três ponteiros no relógio e cada um registra uma medida diferente. Para identificá-los atente para o tamanho e a velocidade com que eles trabalham.

Segundos: Os segundos, que são as menores unidades de tempo medidas pelo relógio, antecedem os minutos. A cada 60 segundos, 1 minuto é adquirido. O ponteiro responsável por registrar os segundos é o maior de todos, que habitualmente tem uma coloração diferente e não para de se movimentar. Toda vez que ele ultrapassar o número 12, isso significa que o ponteiro “Minuto” irá se mover.

Minutos: Os minutos, que antecedem as horas, são representados, no relógio, pelo ponteiro intermediário, menor que o ponteiro “Segundos” e maior que o ponteiro “Horas”. Ao final de 59 minutos uma hora é adquirida. Para interpretar os minutos você deve ver os “pontinhos” que circundam todo o relógio. Eles ficam próximos dos números (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12) e cada pontinho vale 1 minuto. Perceba que, do número 1 ao número 2, no relógio, existem 5 pontinhos; do número 2 ao número 3 mais 5 pontinhos e assim até retornar ao número 1. Entendendo isto você conseguirá interpretar os minutos: cada pontinho vale 1 minuto. Então esqueça e não considere se o ponteiro “Minuto” estiver exatamente direcionado para o número 8 e você disser que são “8 minutos” pois você terá de começar a contar de 5 em 5 do número 1 ao número 1 novamente. É assim: Antes do ponteiro chegar ao número 1 ele passou por alguns pontinhos, certo? Então, quando ele, de fato, chega ao número 1 ele já avançou 5 pontinhos e, portanto, quando no relógio o ponteiro “Minuto” estiver no número 1 serão contados 5 minutos. Aí, é só ir acrescentando, de um a um, os minutos no relógio através dos pontinhos. Quando o ponteiro “Minuto” estiver, por exemplo, no número 2 serão 10 minutos; no número 3, 15 minutos e assim sucessivamente.

3785441997 83e78a99f1 300x225 Como aprender a ler as horas

Via Flirck

Horas: Entendidos os segundos e os minutos, agora vamos aprender a ler as horas no relógio. Sabendo que um minuto são 60 segundos, uma hora serão 60 minutos. Então, toda a vez que o ponteiro “Minuto” ultrapassar o número 12 no relógio, uma hora será adquirida. O ponteiro que marca as horas é o menor do relógio sendo o que se movimenta mais lentamente. As horas são interpretadas da seguinte forma: Cada número (de 1 a 12) do relógio equivale a uma hora, então, se o ponteiro estiver no número 4, serão 4 horas (veja como é diferente ver as horas e os minutos). Se o ponteiro “Hora” estiver entre um número e outro, você sempre considerará o número anterior, já que o ponteiro minuto precisa dar uma volta completa e, a cada minuto alcançado, ele dá uma “empurradinha” no ponteiro “Hora”. Então, por exemplo, se você vê no relógio o ponteiro “Hora” entre os números 9 e 10 e ele está mais próximo do 10, ainda não são consideradas 10 horas. Só serão 10 horas quando o ponteiro estiver exatamente sobre o número 10 (os pontinhos dos números são mais escuros e assim, fica mais fácil saber quando chegou realmente a hora certa). As horas são normalmente consideradas até o Meio-Dia (Quando o ponteiro “Hora” está sobre o número 12). Ao passar o ponteiro “Hora” para o número 1, a sequência numérica segue a partir do número anterior, ou seja, serão 13 horas. Quando o ponteiro que marca as horas estiver sobre o número 2, serão 14 horas e assim sucessivamente até chegar novamente ao número 12, que marcará o final do dia, 24 horas. Após isso, começa-se a contar as horas do início, onde o número 1 representará, usualmente, 1 hora.

7130500623 b438e10cbf 227x300 Como aprender a ler as horas

Via Flickr

E desta forma é feita a leitura do relógio de ponteiro, que marca tanto as horas, como os segundos e os minutos. No início, e na descrição, pode parecer complicado adaptar-se a este sistema, mais ele é tão fácil que a grande maioria das pessoas só consultam as horas desta maneira. Agora, por exemplo, que horas são? (Não vale ver o relógio digital do computador). Aprenda a ver as horas desta forma e nunca mais finja não saber que horas são, quando alguém te perguntar e você se sentir desconfortável, ou ficar com vergonha de não saber interpretar as horas no relógio. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post