Como aprender a ler notas musicais e cifras


3216958971_38698d9559

Quem deseja aprender a tocar um instrumento musical precisa saber ler cifras e notas musicais. Antes de tudo é importante ressaltar que uma cifra é constituída por uma sequência onde existe três notas. Assim, para cada cifra há três notas diferentes para termos então, sons variados. Iniciando aulas de qualquer que seja o instrumento o aluno passa a conhecer as notas de um modo didático e assim permite ler as músicas para tocar.

Maneira para entender as cifras no violão

  • As primeiras cifras que aprende são as notas básicas: C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (Sol), A (lá), B (si).
  • As cifras são representadas por desenho, o qual o aluno precisa entender para que consiga ler a cifra. É representado através de seis linhas (equivalente as seis cordas do violão ou do instrumento, varia de acordo com cada um), e varia o número de espaços com linhas, em média cinco.
  • A partir dai o aluno precisa saber que as cordas são contadas de baixo para cima e que os dedos que fazem as notas vão de um a quatro. Portanto, você vai posicionando os seus dedos de acordo com o que está sendo colocado no desenho.

Margarita partitura Como aprender a ler notas musicais e cifras
Marina no93/Wikimedia Commons

  • O primeiro espaço equivale a primeira casa do violão. Esses passos a cima foram para entender e ler as cifras no desenho. A partir dai você tem como ler as letras que representam as notas.
  • Você sabendo ler as cifras saberá tocar as músicas, afinal elas são transcritas em forma de cifras sendo colocada exatamente no local onde precisa mudar de nota ou então por partitura, o que é mais técnico.
  • Vendo uma letra em uma música em cima de uma palavra como “C” você precisa relacionar que essa é a nota “dó” e ao mesmo tempo lembrar-se do desenho que compõe a nota. Desta forma estará lendo a música e a cifra. Com o tempo isso é relacionado automaticamente, facilitando para os músicos.

Com a tablatura não é diferente, não deixa de ser uma nota que você faz no instrumento, porém com número, contando de um a 21 em todas as linhas, variando da primeira corda (Mi ou mizinha) e vai até a última (Mi ou mizona). É um método para colocar a música no papel e permitir que o músico a leia. É muito utilizado em solos.

Dicas para Ler Cifras e Notas

Há muitos meios hoje em dia para aprender a tocar um instrumento e uma destas maneiras é assistir aulas online, sendo um dos sites o Cifra Club que além de trazer aulas traz as músicas cifradas. Para conseguir ler tenha paciência, pois quando não se tem dificilmente conseguirá aprender uma nota. Vale lembrar que partitura é muito diferente de uma cifra. O que a grande parte aprende hoje em dia é ler cifras e não partitura, afinal é bem mais complexo por se tratar de tempo, campo harmônico e outros.

Cifras Como aprender a ler notas musicais e cifras
cralize/Wikimedia Commons

No YouTube inúmeros vídeos são colocados para ajudar os iniciantes na música com representações para ajuda-lo com isso. Evite colocar em vídeos avançados, comece devagar.

Compre pequenos livrinhos que tragam musicas para fazer exercícios diariamente a ler as cifras e ressaltando que estes livrinhos trazem o desenho, o que ajuda o aluno. Meios não faltam para aprender a tocar, o que é preciso é muito empenho e paciência.

(Imagem Destaque: BJ Carter/Flickr)

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !