Como aprender a nadar sozinho


swim

Talvez seu maior sonho sempre foi aprender a nadar, pois além de ser algo fascinante, é um ótimo exercício físico. Essa é uma habilidade que é nata a todos os seres humanos (arriscaria a dizer que é nata a alguns animais também), mas, se não praticada, logo é esquecida. Isso não significa que você não pode aprender de novo, afinal, deslocar-se na água realmente é algo bem interessante!

nadar1 Como aprender a nadar sozinho

Aulas de natação em escolas nem sempre são baratas. Você precisaria investir algum dinheiro nesse aprendizado. Mas ainda há a possibilidade de aprender a nadar sozinho. Você pode inclusive improvisar um ou outro material para ajudá-lo e talvez gastar dinheiro comprando algum acessório apenas.

Bom, agora se ligue nas dicas!

nadar2 Como aprender a nadar sozinho

Primeira dica de todas: vá a uma loja de artigos esportivos e compre óculos de natação. A touca é dispensável, mas, se você tem cabelos compridos, amarre-os, pois eles podem atrapalhar você. Gaste um dinheiro comprando também um espaguete, pois mesmo quando aprender a nadar, ele é um ótimo acessório para brincar e relaxar na água.

  1. Separe outros materiais, como garrafa PET de 2 litros com tampa (e vazia), um pedaço de madeira, do tipo de uma tábua.
  2. Vá a uma piscina que dê pé a você. Sinta-se seguro, não vá muito ao fundo, pois isso pode deixá-lo assustado.
  3. Fique apoiado à margem da piscina e você irá fazer exercícios de respiração. Puxe o ar (inspire), coloque a cabeça na água e solte o ar pelo nariz, fazendo bolinhas. Faça isso várias vezes. Isso fará com que se acostume com a água.
    nadar3 Como aprender a nadar sozinho
  4. Aprendeu a respirar na água? Agora tente fazer exercícios com a perna. Pegue ou a garrafa PET, ou o pedaço de madeira o espaguete (escolha aquele que tiver ou o que se sentir mais seguro), segure com os braços, deixe a cabeça para fora da água e bata as pernas. O movimento é de cima para baixo, uma perna de cada vez – lembre-se: pernas estendidas! O pé tem de estar relaxado. Essa perna que você está treinando é o princípio do nado cachorrinho e do nado crawl. Treine bastante isso.
    nadar4 Como aprender a nadar sozinho
  5. Agora, ainda com o espaguete ou a garrafa, vá de um lado a outro da piscina, mas agora o exercício será: pernas + respiração. Então, enquanto vai treinando a perna, tente colocar a cabeça na água, soltando o ar pelo nariz. Vá fazendo isso repetidas vezes. Isso começará a te dar resistência física.
  6. Agora, com o espaguete (nesse momento você não conseguirá usar outro material), você tentará fazer o nado cachorrinho. Coloque o espaguete entre os dois braços e o peito, com a cabeça para fora da água (por enquanto), continue fazendo a perna ensinada no passo 4 e faça também movimentos com as mãos. O movimento é assim: finja que está cavando a água, uma mão de cada vez. A mão tem que estar em formato de conchinha. Faça esse exercício repetidas vezes de forma a aprimorar o movimento e ganhar mais resistência.
    nadar5 Como aprender a nadar sozinho
  7. Tente fazer o mesmo exercício do passo 6, mas sem o espaguete. Comece a se soltar na água, mas respeite seu limite. Vá aos poucos. Não se pressione. E não se esqueça de fazer esses exercícios em piscina que dê pé para você, pois, caso não dê, você pode se sentir inseguro e a aprendizagem pode não fluir. Para respirar, você vai apenas levantar a cabeça, tomar fôlego e voltar a abaixá-la, soltando o ar pelo nariz.
  8. Agora pegue uma garrafa ou madeira (ou prancha, se tiver!). Segure-a à frente de seu corpo, com os braços bem esticados. Lembra-se dos movimentos das pernas? Então! Faça esse exercício com as pernas, a prancha esticada lá na frente e a cabeça na água. O que fará de diferente nesse momento será a respiração. Para respirar, você irá tirar a cabeça pela lateral, o suficiente apenas para que a boca fique para fora da água e você consiga pegar o ar. Volta a cabeça, soltando o ar pelo nariz. Faça esse treino tirando a cabeça pelo lado direito e pelo lado esquerdo. Perceba que essa é a forma como se respira no nado crawl. Treine bastante isso, pois em breve você tentará nadar o estilo crawl sem a prancha.
  9. Agora você aprenderá o braço de crawl. Com a prancha, na mesma posição que o exercício anterior. Sempre batendo a perna, faça o seguinte: tire um braço da água, fazendo um movimento de meia-lua (a princípio, pois o movimento do braço de crawl não chega a ser uma meia-lua para fora da água). Em seguida, segure a prancha de novo e faça a mesma coisa com o outro braço. Não se esqueça da respiração, com a cabeça na lateral. Treine bastante!
    Nota: você percebeu que todos os exercícios precisam ser muito bem treinados. Passe para o passo seguinte sempre depois de ter treinado bastante o passo atual.
  10. Faça agora o exercício do passo 9 sem a prancha! Vá aos poucos. O movimento do braço precisa ser sincronizado para que o nado saia direito e você não se canse demais. Lembre-se que, assim que o braço direito estiver voltando para a água, o braço esquerdo irá saindo. Não se esqueça da respiração e das pernas.

Importante: NUNCA tente aprender a nadar no mar, ele é perigoso e as ondas pode levá-lo mais ao fundo, fazendo com que fique em um lugar que não dê pé para você. Isso pode causar um acidente grave! E sempre tenha alguém por perto, caso precise de ajuda!

Você vai ver que logo logo, com essas dicas, você estará nadando!

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

14 replies to this post
  1. adorei as dicas valem a pena. mas eu n sabia nadar quando criança, meu pai me fez nadar a força praticamente,todo dia iamos ao rio ele me jogava no rio falando as dicas do que eu tinha que fazer para n afundar,no começo quando ele me jogava eu afundava. ele ia me buscar para n se afogar , isso foi terrivel mais foi muito pratico espero q ninguem faça isso com seus filho kkk’s .

  2. adorei as dicas valem a pena. mas eu n sabia nadar quando criança, meu pai me fez nadar a força praticamente,todo dia iamos ao rio ele me jogava no rio falando as dicas do que eu tinha que fazer para n afundar,no começo quando ele me jogava eu afundava. ele ia me buscar para n se afogar , isso foi terrivel mais foi muito pratico espero q ninguem faça isso com seus filhos kkk’s .