Como aprender probabilidade


3249101355_bcf4aa50cb

A vida é feita de probabilidades. Essa afirmação é muito usual e também muito utilizada no nosso cotidiano. Mas você sabia que existe um ramo da matemática responsável em calcular as probabilidades? Isto mesmo, as probabilidades de ocorrer um evento, podem ser calculadas através da teoria de cálculos de probabilidades.

E este será o tema desse artigo, que irá apresentar todas as dicas para que se possa aprender probabilidade, que nada mais é que, um conjunto de fórmulas que calculam as possibilidades de determinado evento ocorrer em um experimento qualquer.

3676624894 ee4142a611 Como aprender probabilidademattbuck4950/Flickr

Para aprender probabilidade é preciso entender

  • Experimento aleatório
  • Espaço amostral
  • O conceito de probabilidade

Passo a passo

Agora veja os detalhes de como fazer para aprender probabilidade.

1. Entender o experimento aleatório

Um experimento aleatório é aquele experimento que quando se é repetido nas mesmas condições, fornece através de cálculos, resultados diferentes, ou seja, resultados explicados ao acaso.

2.  Entender o espaço amostral

O espaço amostral é o conjunto de possibilidades de um evento acontecer em um experimento aleatório. Sendo que o espaço amostral sempre é representado em equações matemáticas pela letra S. Normalmente quando se monta um espaço amostral, colchetes e parênteses são utilizados para separar os espaços amostrais de um evento ocorrer, como no exemplo abaixo:

{(FFF), (MMM), (PPP)}

8068812979 58c26d74d7 Como aprender probabilidadewoodleywonderworks/Flickr

3. Saber qual é o conceito de probabilidade

Vamos tentar entender um conceito de probabilidade através do exemplo a seguir:

Vamos pensar no lançamento de um dado, qual seria a probabilidade de uma face do dado cair no número 6?

Vamos analisar, um dado possui seis faces, então a primeira coisa a se fazer é montar o espaço amostral para que se possa representar o problema:

S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

Logo, o conceito de probabilidade de uma das faces do dado cair com a face do número 6 para cima é a seguinte:

P(E) = 1/6

Você percebeu o conceito de probabilidade é a razão de um conjunto de elementos para o número de elementos que constituem o espaço amostral.

855815439 622fdb81bf Como aprender probabilidadearenamontanus/Flickr

Então toda vez que se deparar com problemas de probabilidades, siga essa lista para que consiga resolver o problema:

  1. Monte o esquema do espaço amostral, abra um colchete e separe as amostras de probabilidades de um evento ocorrer, analise e separe todas as possibilidades, utilize parênteses também para separar as amostras.
  2. A sigla P(E) significa probabilidade de um evento, então analise a o que está escrito no problema a ser resolvido e estabeleça a probabilidade do evento que está descrito no enunciado do problema.
  3. O último passo é fazer a divisão, da probabilidade de um evento acontecer pelo espaço amostral. Muitas vezes para estabelecer um número de espaço amostral é preciso fazer uma multiplicação das amostras para que se obtenha um número final.

Enfim está é a fórmula para se aprender probabilidade, é muito simples, agora que você entendeu como fazer cálculos de probabilidade? Fazer a resolução de exercícios é a melhor forma de assimilar conteúdos, então não perca tempo, comece agora mesmo a fazer os exercícios e boa sorte.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: John-Morgan/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !