Como aprender química aplicada


princ

Aprender apenas fórmulas além de não ser muito divertido não nos dá uma visão real do que a ciência diz a respeito. Tal fato faz com que nossa mente esteja visualizando apenas números mas nunca o fenômeno química/físico que realmente está acontecendo.

26 Como  aprender  química  aplicada

Via Flickr

Passo 1 – Prática sim, teoria? Também!

Já dissemos, brevemente, que teoria sem prática nos leva a uma visão errônea sobre a ciência. Pois nos focamos os números e esquecemos do fenômeno que estava envolto.

Mas, de uma vez por todas, temos que deixar claro que a teoria também é muito importante para o aprendizado.  O grande problema está na dosagem. Alguns se esquecem da prática e não conseguem resolver problemas reais. Não fazem a menor ideia de como resolvê-los. Entretanto “do outro lado do ringue” estão aqueles que gostam apenas da parte prática, mas não se dedicam a teoria. A prática não é nada mais do que a execução da teoria. Com o grande arsenal de instrumentos químicos, você até pode com pouca teoria conseguir visualizar algum evento. Entretanto, quando acontecer algum problema. Quem irá resolver?

Então, podemos concluir que o primeiro passo para aprender a aplicabilidade da química é saber a teoria.

32 Como  aprender  química  aplicada

Via Flickr

Passo 2 – Uma teoria real

A química envolve alguns conceitos que poucos terão a oportunidade de testá-los em laboratórios. Mas não por isto eles não poderão ver como esses conceitos são aplicáveis. O que fazer? Procurar exercícios que aproximem do conceito real. O Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) tem a característica de usar problemas reais para serem resolvidos em uma sala de aula.

O que queremos dizer é que não é uma boa desculpa dizer que você não tem acesso a laboratórios. Talvez você não seja um técnico em química, mas terá condições de entender os fenômenos químicos é aplicá-los à sua vida.

43 Como  aprender  química  aplicada

Via Flickr

  Passo 3 – Multimídia

Creio que seja o passo mais importante. Recorrer as diversas mídias que podem te ajudar de maneiras diferentes a aprender a química como um todo.

  • Escolha um bom livro didático

Escolher um livro que ressalte a aplicabilidade da matéria merece maior atenção. Este livro lhe dará exemplos práticos, bem como exercícios práticos, que dizem o que acontece no dia-a-dia de um Técnico em Química e nos fenômenos da natureza.

  • Observe quem já sabe

Há diversos canais de vídeos disponíveis na internet que podem ser seu intermediário entre a teoria e a prática. Pois, eles mostram pessoas que são profissionais mostrando como funciona tal composto.

33 Como  aprender  química  aplicada

Via Flickr

  •  Rede Mundial de Computadores

A internet pode fazer com que a explicação difícil do professor seja algo fácil de se entender e com exemplos práticos. Professores relatam a teoria e a prática, ajudando no conhecimento.  As Redes Sociais também ajudam a resolver as dúvidas.

  • Universidade

Algumas dúvidas podem ser tiradas também nas universidades, principalmente as universidades federais. Procure um coordenador de um curso que tenha a disciplina deseja no quadro de matérias. Com certeza, haverá algum monitor/professor que poderá tirar suas dúvidas.

52 Como  aprender  química  aplicada

Via Flickr

Passo 4 – Faça você mesmo

Em algumas situações você pode verificar, mesmo em casa, como funciona o que foi aprendido na teoria. Pergunte ao seu professor se há a possibilidade da prática descrita ser feita também em casa.

Aprender a prática química faz parte do seu interesse. Os interessados fatalmente conseguirão. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !