Como aprender taquigrafia


taquigrafia

A taquigrafia ou como também é conhecida, estenografia. A palavra é utilizada como um termo geral para todo o tipo de escrita abreviada ou simbólica. O objetivo desta técnica é dar velocidade e agilidade na escrita com uso exclusivo de técnicas ou abreviaturas. Pode ser usada pelo sistema jurídico, ou por outras instituições por diversos meios diferentes.

É comumente confundido com estenotipia, que apesar de também ser uma forma de escrita rápida através de símbolos, a estenotipia utiliza um aparelho especial para digitação em velocidade. A taquigrafia pode ser usada com auxílio de um papel e caneta (lápis ou similar). Existem muitos sistemas de taquigrafia e alguns são cobrados em concursos públicos, para cargos específicos, especialmente no judiciário. Vejamos agora como aprender taquigrafia.

3244808743 4a8239cb85 z F550x450 Como aprender taquigrafiaart makes me smile / Flickr

Materiais

  • Papel;
  • Caneta ou lápis;
  • Tempo diário para pratica.

Como aprender

  1. Primeiro você deve decidir qual sistema é o mais indicado para você. Se for para concurso público, o mesmo se encontrará discriminado no próprio edital do concurso. A técnica exige domínio, porém é mais fácil que aprender um novo idioma, já que os símbolos abreviam palavras já existentes no português.
  2. Decidido o sistema, você poderá utilizar diversos cursos presenciais ou online. Existem muitos portais dedicados ao ensino completo, embora alguns prometam o aprendizado em 5 dias, não se iluda, você precisará de 5 a 6 meses para dominar o sistema com segurança. Um dos principais cursos de taquigrafia grátis da internet se encontra no portal: http://www.taquigrafia.emfoco.nom.br/
  3. Aprenda primeiro os símbolos e a que palavras eles representam. Essa primeira etapa consistem primeiro em decorar, vá primeiro nas palavras mais comuns. O próprio curso, se optou por um, vai (geralmente) lhe ensinar desta forma.
  4. Aprendido os principais símbolos, utilize o papel e caneta e vá treinando a velocidade. Escreva pequenas frases, pensamentos e tudo que vier a cabeça. Não se preocupe com a gramática, não é importante na taquigrafia, o objetivo é ficar compreensível e ágil.
  5. A medida que avançar, procure palavras mais complicadas, muitas terão símbolos próprios, como os ditongos. Apesar de parecer complicado, é questão de prática. Não se esqueça que o idioma é ainda é o português.
  6. Treine, treine e treine. Sozinho, com um amigo, na mesa do bar ou aonde estiver. Tente aprender a associar o som das palavras ao símbolo correspondente. Tente fazer isso de cabeça aonde estiver, e sempre que for possível passe para o papel.

450608439 e266099854 z F550x450 Como aprender taquigrafiaxuriken / Flickr

Dicas

  • Você pode aperfeiçoar sua técnica de taquigrafia com ajuda de um amigo. Peça ao seu amigo para ir falando ou ditando frases, textos ou até mesmo que apenes converse com você. Tente ir anotando o que é falado na mesma velocidade que ele fala.
  • Mesmo que você acabe não conseguindo uma vaga na área, não pare de treinar. Mesmo depois de dominar a técnica, crie uma rotina semanal ou diária de treino da técnica, assim você não enferrujará.

Se alguém foi capaz de fazer o sistema, você será capaz de aprender. Não tome a taquigrafia como um bicho de sete cabeças, mas apenas como um novo aprendizado. Você pode e você consegue. Boa sorte!

(Imagem destaque: Reading In Public / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !