Como aproveitar restos de sabonete


2836685601_9577765fc2_z-F550x450

Muitas perdemos pequenos pedaços de sabonete nos ralos dos banheiros. E não adianta tentar gastar até o final, não é possível. Sendo assim, o negócio é descartar as sobras de sabonete ou deixar que se juntem e vão formando uma bola de pequenos pedaços. Além de significar economia, aproveitar os restos de sabonete também significa ter responsabilidade ambiental, pois, por mais insignificantes que pareçam, também é prejudicial ao meio ambiente. Mostre que você tem uma consciência ecológica e reaproveite as sobras que não servem para mais um banho, ou aquelas que ficam caindo no chão do seu banheiro.

4263957082 8df39becf9 z F550x450 Como aproveitar restos de sabonete

via flickr

Faça um novo sabonete:

Uma das possibilidades é utilizar os pedaços de sabonete e fazer um sabonete novo. Para isso junte vários pedaços em uma bacia e guarde até que tenha uma quantia razoável para fazer o seu próprio sabonete.

  1. Rale os sabonetes com um ralo grosso ou raspe-os com uma faca de serra. Pese o sabonete ralado.
  2. Coloque água em uma panela. A água deve ser de acordo com a quantidade de restos de sabonetes disponíveis. Caso tenha pouco, coloque pouca água.
  3. Despeje os sabonetes ralados na água e deixe ferver até que derreta e tenha uma mistura uniforme. Lembre-se que deve mexer sempre para evitar que o sabonete seque e começe a grudar no fundo da panela. 
  4. Acrescente, após conseguir a mistura homogênea, uma colher de óleo de soja para cada 50 gramas de sabonete. 
  5. Deixe ferver por mais alguns minutos até dar consistência. Retire do fogo, despeje nas formas e deixe de um dia para o outro para endurecer a mistura. 
  6. Para dar um ar mais pessoal para o seu sabonete, poderá comprar essências vendidas em lojas de variedades. Além do cheiro diferente poderá ter outra textura e outra cor. 
  7. Se caso não quiser passar por esse trabalho todo de refazer o sabonete, pode apenas ralar, colocar para ferver e utilizar essa mistura em liquido para lavar louças e até mesmo a própria roupa. Para isso é interessante misturar com detergente, no caso da louça, e sabão em pó para roupas. 
    4758705243 98f1ffa953 z F550x450 Como aproveitar restos de sabonete

    via flickr

Faça sabonete líquido:

Essa dica vale tanto para os pedaços de sabonete em barra, como para aquela sobrinha de sabonete que fica no fundo do pote do sabonete líquido. O procedimento é quase o mesmo:
  1. Para sabonete líquido, deverá preencher os potes com água, fechar bem e balançar até que libere todas as sobras dentro do pote.
  2. Despeje essa água dentro de um litro descartável e também coloque os sabonetes em barra ralado.
  3. Deixe de molho por um dia até que todos se misturem e fique uniforme.
  4. Coloque, numa panela, um pouco de vinagre, algumas colheres de sabão de coco em pó, duas colheres de glicerina, uma xícara de leite de rosas e despeje a mistura que estava em molho.
  5. Leve para ferver, tomando cuidado para mexer sempre para evitar que grude.
  6. Vá acrescentando água aos poucos.
  7. Quando estiver com uma aparência líquida e pastosa, retire do fogo e deixe esfriar.
  8. Acrescente mais um copo de água e misture bem.
  9. Agora despeje a mistura nos potes de sabonete líquido, poderá utilizar também como amaciante.
    3837956197 9ec11191a0 F550x450 Como aproveitar restos de sabonete

    via flickr

Boa sorte e sucesso sempre.