Como arrumar um quarto


quartodest

O quarto é o local da casa onde nos sentimos mais aconchegados. Na verdade o nome correto para esse cômodo é dormitório, porque, a princípio, deveria ser o local onde dormimos, mas o quarto há muito tempo deixou de ser apenas um lugar de descanso. Muitas pessoas trabalham em seus quartos. Os computadores muitas vezes ficam nesse cômodo, principalmente se a casa ou apartamento forem pequenos e não houver um cômodo disponível para servir de escritório ou sala de TV. Sim! porque muitos quartos possuem TV, aparelho de DVD, aparelho de som, vídeo-game, etc.

Por causa desse uso diversificado é bem comum o dormitório ficar tão desarrumado que, ao invés de relaxarmos quando estamos nele, acabamos ficando estressados com a bagunça e desorganização que se acumularam. Como podemos descansar com tanta sujeira e objetos espalhados?
Por isso, nesse artigo daremos dicas de Como arrumar um quarto, para que ele fique mais confortável.

quarto4 Como arrumar um quarto

O melhor é deixar a preguiça de lado e começar logo, assim você terá mais tempo pra desfrutar do aconchego desse lugar tão especial.

Está disposto? Então, Mãos a Obra!

Para começar a organização:

1) Faça uma grande limpeza geral a cada 15 dias, pelo menos. Como rotina arrume a cama todos os dias e evite deixar coisas espalhadas. Isso já dá uma impressão de limpeza e organização.

2) Comece verificando a situação em que se encontra o guarda-roupa e as gavetas. Não adianta tentar arrumar um quarto se não houver espaço pra guardar os objetos espalhados.

quarto3 Como arrumar um quarto

Organizando o guarda-roupa e as gavetas:

  • Doe roupas que você já não usa há muito tempo,
  • Separe as roupas, colocando as de uso diário na frente,
  • Use cabides para pendurar vestidos, calças e camisas,
  • Organize o espaço das roupas de cama e toalhas,
  • Limpe os sapatos e acomode-os num local de fácil acesso,
  • Guarde bijuterias, fivelas e elásticos de cabelo em gavetas menores,
  • Organize uma gaveta para meias, outra para calcinhas e cuecas.

Depois dos armários e gavetas organizados, é hora de limpar o quarto:

  1. Guarde e tire tudo que estiver espalhado. Também recolha as roupas sujas se houver, e coloque-as em cesto próprio para serem lavadas posteriormente.
    O criado-mudo não tem a finalidade de depósito de objetos. Guarde tudo que esteja sobre ele deixando apenas o relógio e o abajur. Acomode nos locais corretos os livros, DVD, bijuterias e jogos de vídeo game.
  2. Retire as roupas de cama e leve-as para lavar. Levante o colchão e se puder, leve-o tomar sol, ou próximo da janela (essa pratica ajudar a matar os ácaros presentes e tirar a umidade). Depois de mais ou menos 1 hora vire o colchão para o sol bater do outro lado. Aproveite esse momento para tirar pó e limpar o estrado da cama.
  3. Tire o pó de todos os moveis e objetos do quarto com pano úmido. Passe um pano limpo com álcool nos espelhos e quadros. Você pode também lustrar os moveis se assim desejar, principalmente se forem de madeira encerada, sempre usando produtos específicos para isso e sempre com muito cuidado.
quarto2 Como arrumar um quarto

É hora de limpar o chão. Faça da seguinte maneira:

  • Se for carpete: somente aspire e passe um pano torcido e úmido com produtos próprios para isso, ou uma solução de água com vinagre. Isso ajuda a tirar cheiros e manchas
  • Se for madeira: passe um pano úmido e depois de seco passe cera, se for necessário
  • Se for Piso de cerâmica: Passe aspirador ou vassoura e em seguida passe um pano úmido com desinfetante ou qualquer produto para pisos.

Dicas:

  • Roupas de cama devem ser trocadas toda semana.
  • Tapetes lavados apenas em dias de sol.
  • Cortinas devem ser lavadas 2 vezes por ano.
  • Paredes devem ser limpas apenas quando estiverem sujas ou manchadas, com detergente neutro e um pano totalmente branco.
quarto1 Como arrumar um quarto

Por fim, quando tudo estiver limpo, coloque de volta as coisas no lugar, verifique se esta tudo em ordem e desfrute de seu quarto organizado e cheiroso.

Bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !