Como assar bolo


bolo

É quase impossível resistir a um bolo quentinho e fofinho de chocolate, limão, laranja ou de qualquer outro sabor, quando bem assado. E essa é a maior preocupação dos cozinheiros de primeira, segunda e até terceira viagem: saber o ponto certo da temperatura do forno e o momento certo de tirar o bolo de lá é crucial para que o resultado de todo o trabalho ao prepará-lo seja bem sucedido. Mas não precisa se descabelar, pois essa tarefa não tem muitos mistérios e é fácil de ser resolvida.

Para tal, você vai precisar de carinho, amor – essas duas palavras influenciam muito no seu desempenho na cozinha – atenção, assadeiras de acordo com a receita e, claro, forno a gás, elétrico ou microondas.

bolo2 F550x450 Como assar bolo

Via Flickr

Passo a passo forno a gás ou elétrico

  1. Leia toda a receita com atenção e siga-a corretamente, pois preparar a massa como indica a receita ajuda a obter uma boa performance.
  2. Utilize assadeiras de metal ou teflon para assar a massa. Antes, unte-a com manteiga e farinha de trigo.
  3. Pré-aqueça o forno conforme a temperatura sugerida em cada receita e para cada tipo de forno. Geralmente, o melhor para o bolo é forno pré-aquecido a uma temperatura média que varia entre 180ºC e 200ºC.
  4. Verifique a temperatura do forno antes de colocar a massa para assar. Se estiver muito alta, forma-se uma crosta na superfície antes do crescimento da massa, deixando-a mole e crua, além de formar rachaduras na superfície. Se estiver baixa, a coagulação das proteínas e a gelatinização do amido ficam lentas, o que levam à perda do gás da massa, deixando-a fininha e borrachuda.
  5. Pressione levemente o centro do bolo com o dedo, depois de 25 a 30 minutos dentro do forno. Se a massa fizer um movimento de “vai e volta”, quer dizer que a farinha de trigo cozinhou e o teste com o palito já pode ser feito.
  6. Finque um palito de madeira no centro da massa, pois é a parte que assa mais rapidamente. Quando retirar o palito, se tiver massa grudada nele, o bolo não está pronto. Nesse caso, é preferível ficar perto do forno e, depois de alguns minutos, refazer o teste com o palito. Se estiver limpo, já pode retirá-lo de lá.
bolo3 F550x450 Como assar bolo

Via Flickr

Dicas

  • Assadeiras com cores escuras ou acabamento fosco ajudam o bolo assar em menos tempo, pois absorvem e transmitem facilmente o calor. Por mais incrível que se possa parecer, essas assadeiras influenciam para que a massa asse com melhor qualidade e textura. Por isso, são as mais indicadas. Já as de metal, refletem o calor e o tempo para assar é maior, fazendo com que o miolo do bolo fique mais massudo.
  • Tente não furar a casquinha (crosta dourada) que se forma quando a massa estiver crescendo. Se isso acontecer, todo o ar preso sai e o bolo, murcha.
microondas F550x450 Como assar bolo

Via Flickr

Passo a passo forno microondas

  1. Confira as instruções da embalagem – assar bolo no microondas só dá certo usando as misturas – e leia com atenção todas as instruções, principalmente quanto à potência indicada.
  2. Utilize uma forma de silicone redonda com um furo central para despejar a massa e levá-la ao forno. Outros refratários redondos e lisos também podem ser utilizados, caso não possua uma de silicone. Unte-a da mesma maneira que se unta uma assadeira, com manteiga e farinha de trigo.
  3. Deixe assar por aproximadamente 8 minutos e meio. Depois, verifique se a massa está no ponto certo. O uso do palito de madeira também é indicado para essa situação. Se o palito estiver com massa grudada, deixe assar somente o necessário.

Dica

  • O bolo feito no microondas não fica tão dourado como o assado no forno a gás ou elétrico. Então, sabores como os de baunilha e laranja, por exemplo, podem ficar claros. Caso prefira esses tipos, faça uma cobertura de chocolate, nutella, brigadeiro para deixá-lo mais atraente.

Cobertura a gosto, seu bolo está pronto para ser apreciado no café da manhã ou da tarde. Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !