Como assar massa de pastel


260318994_c68cfeedf1

Poucas pessoas conseguem resistir a uma guloseima, até mesmo porque existem diversas opções entre doces e salgados, de modo a agradar a todos os paladares. O pastel é um dos quitutes mais apreciados no Brasil, isso porque, ele pode ser encontrado em versões diferentes e com uma grande variedade de sabores como, por exemplo, de carne, queijo, palmito, entre outros.

Algumas pessoas deixam de consumir o pastel pelo fato de ser calórico, mas existe uma diferença entre o alimento frito e o assado. Este último pode ser considerado menos saudável, uma vez que recebe menos gordura. Portanto, pode ser consumido de forma moderada e com maior tranquilidade.

O pastel assado pode ser feito em casa, basta fazer a própria massa e contar com os ingredientes para o recheio. A receita é bem simples, qualquer pessoa pode fazer, mesmo aquelas que não têm muitas habilidade na cozinha.

Dicas

3756873574 562e1e9782 Como assar massa de pastel
~MVI~ (warped)/Flickr

  1. Pegue um recipiente e coloque 30 gramas de fermento, uma colher de açúcar e outra de sal. Com a ajuda de uma colher misture bem até que os ingredientes fiquem bem integrados. Depois, adicione ½ de leite e outra de água, despeje 2 colheres de margarina e volte a mexer.
  2. Deixe a massa descansar por aproximadamente 20 minutos, durante este período será possível verificar que o volume está aumentando. Após o tempo determinado, pegue um rolo e abra a massa. Nesta etapa, estenda o conteúdo na superfície da mesa que deve estar limpa, use um rolo para esticar para todos os lados.
  3.  Corte a massa utilizando uma faca normal ou um cortador de pastel. O tamanho de cada pecado precisa ser definido de acordo com a quantidade de quitutes que se pretende fazer. O ideal é cortar no formato quadrado, pois desta maneira fica mais fácil para rechear e posteriormente fechar.
  4. Prepare o recheio de acordo com a sua preferência e coloque no meio da massa do pastel. Em seguida, realize o fechamento, utilize um garfo para pressionar as laterais, dessa maneira diminui-se o risco de que a massa abra enquanto estiver no forno.
  5. Coloque em um recipiente duas gemas de ovo, evite mexe neste conteúdo, pois do contrário o efeito que ele dará ao pastel será minimizado. Agora, pegue um pincel de culinária, molhe na clara e passe suavemente em cima da massa, aplique dos dois lados. Repita o processo em todos os pastéis.
  6. Pré-aqueça o forno na temperatura de 120°C, por aproximadamente 10 minutos. Coloque os pastéis em uma forma e leve ao fogo por 30 minutos para assar até que a massa fique dourada e crocante. Não abra o forno enquanto o salgado estiver assando, pois isto pode gerar borbulhas na massa, deixando o alimento com uma aparência feia.

3763407523 b7f693ca91 Como assar massa de pastel
thebaron03/Flickr

Depois de aguardar 30 minutos abra o forno e espete o paste com o garfo, se a massa não afundar é sinal de que está assado. A partir daí é só desligar o forno, colocar os pastéis em um refratário e sirva.

Acompanhe as dicas e bom apetite!

(Imagem Destaque: is-goose/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post