Como assentar tijolos


tijolosdest

Assentar tijolos é muito mais fácil do que muitas pessoas pensam, além de ser fácil pode ser feita em casos onde o trabalho é pequeno ou médio e sem a necessidade de contratação de terceiros para executar obras dessas dimensões. Saber como assentar tijolos será útil para fazer pequenos muros, criar divisões dentro de sua casa ou empresa, além de outras utilidades diversas.

Saber como assentar tijolos é relativamente fácil, dependendo da tarefa pode ser feita por uma, duas ou até três pessoas e quanto menor mais rápida é executada. Um muro, por exemplo, pode ser completado em um dia ou menos com três pessoas.

tijolos1 300x250 Como assentar tijolos

Como assentar tijolos passo a passo

Mesmo sendo fácil assentar tijolos o mínimo de planejamento deve ser feito seguindo os passos seguintes:

  1. Tenha em mãos as ferramentas como: colher de pedreiro para manipular a massa, linha para alinhar os tijolos, enxada para misturar e fazer a massa e quaisquer outras relacionadas.
  2. Para começar a assentar tijolos é necessário que se calcule quantos tijolos serão necessários para a pequena ou média obra na qual pretende iniciar, há vários modelos de tijolos e cada um deles é ideal para uma determinada tarefa, para mais informações sobre o modelo consulte o vendedor, mas, em geral o básico já é o suficiente.
  3. Compre o cimento junto com a quantidade de areia ou de terra vermelha para misturar e fazer a massa necessária para assentar os tijolos, leia na embalagem de cimento a maneira correta de fazer a mistura para a massa.
  4. Com a massa pronta e os tijolos em mãos preencha a base, as laterais ou qualquer outra parte necessária do tijolo com massa, faça isso com dois tijolos sendo um em cada ponta para servir de base de alinhamento com o uso da linha de pedreiro apoiada em cada desses tijolos.
  5. Complete a primeira fileira alinhada em todos os lados, a primeira fileira servirá de base para inserir mais tijolos.
  6. Na segunda fileira refaça os procedimentos anteriores, posicione de forma intercalada e de forma que pareça uma pirâmide. Os tijolos poderão ser quebrados para completar lacunas.
  7. Um prumo pode ser usado para referência de alinhamento das fileiras seguintes, sempre cheque o alinhamento para que as fileiras não desabem.
  8. No fim de tudo se quiser aplicar um acabamento faça um da maneira que lhe for interessante, há várias maneiras de executar o acabamento que assim como assentar tijolos também é de dificuldade moderada e de fácil assimilação, basta saber como fazer, as ferramentas e os materiais necessários.

Até mesmo antes de iniciar a saber como assentar tijolos o que ajuda é observar outros fazendo, use isso como referência e também pequenos e médios assentamentos que já tenha visto, aprendendo a assentar tijolo isso lhe fornecerá uma economia muito boa em comparação a terceirizar essa tarefa.

1 reply to this post