Como atualizar a BIOS do PC


bios_dest

A BIOS do computador é um componente da placa mãe que controla os seus dispositivos, através desse aplicativo a placa mãe controla todos os componentes do pc o que permite saber como lidar com eles.

Por que atualizar?

Se o seu computador está em perfeito funcionamento e não está apresentando falhas, essa atualização não é recomendada. Porém se você está enfrentando problemas com compatibilidade de hardware, desempenho ou qualquer situação equivalente esse passo a passo pode resolver o seu problema.

Para começar:

bios3 Como atualizar a BIOS do PC

Primeiro verifique se você vai usar o modelo correto da BIOS para a placa mãe da sua máquina. Não sabe qual é? Ao adquirir computadores completos e de marcas conhecidas há uma boa chance de você encontrar os links da ultima versão da BIOS no site, em geral você coloca o modelo exato da sua máquina e a lista dos arquivos a serem baixados aparece.

Outra opção é verificar se veio junto com o PC um cd de instalação essa é com certeza a forma mais segura de realizar a atualização.

Nenhuma coisa e nem outra?

Então é necessário realizar outros dois processos, encontrar a versão da BIOS e o fabricante da placa mãe.

No Windows 7 e Vista – Menu iniciar, no espaço (pesquisar programas e arquivos) digite: msinfo32

Obs: Em muitos casos exibe inclusive o fabricante da placa mãe.

No Windows XP – Menu iniciar, executar e digite: msinfo32

Na janela que ira abrir basta observar a versão da BIOS e o modelo da placa mãe. Agora se não aparecer mainboard na lista e você não tiver o CD contendo o modelo, utilize algum aplicativo de diagnostico de hardware, por exemplo, Everest (que é gratuito para testar) ou então CPU-Z 1.59 (versão gratuita), neste ultimo procure pela opção mainboard (placa mãe).

bios2 Como atualizar a BIOS do PC

Vamos lá:

Passo 1 e 2 para relembrar

1 – Identificar a versão atual da BIOS.

2 – Saber qual o modelo da placa mãe.

3 – Leia a documentação inclusa no download da BIOS.

Cada fabricante utiliza um BIOS diferente e por conta disso a atualização também será, por isso ler a documentação e seguir as instruções é tão importante, assim fica garantido que o sistema ira iniciar corretamente. Lembre-se é BIOS o componente que inicia o sistema.

4 – Atualização. Os PCs mais novos (a partir de 2008) tem um processo de atualização mais fácil. Os desenvolvedores já criaram programas para instalar o software do BIOS diretamente do Windows. Você consegue essa informação no site do fabricante do computador ou da placa mãe.

Para computadores mais antigos é necessário um CD, DVD ou pen drive para criar um disco de boot (Boot é um termo em inglês que significa processo de inicialização do computador. Quando você aperta o botão para ligar seu computador, na verdade você está dando início ao boot da máquina.).

bios cd Como atualizar a BIOS do PC

5 – Faça o update. Execute o instalador ou programa para atualizar a BIOS (aquele que você tinha em CD ou baixou da internet).

Obs: Se for pedido um CD, insira um formatado, mas não importa se ele estará vazio ou cheio, o programa irá apagar tudo que houver nele.

Siga as instruções. Neste momento é complicado explicar tudo que vai acontecer levando em consideração que vai depender muito do modelo e ano da sua placa mãe, mas em geral a atualização da BIOS é feita de maneira automatizada.

6 – Reinicie o seu computador, muitas atualizações reiniciam o computador sozinho e em outros casos pede para você fazer. Se for o caso de reiniciar manualmente aça o seguinte:

  • Desligue o computador.
  • Desligue o estabilizador ou remova o PC da tomada.
  • Aguarde no mínimo um minuto.
  • Religue a energia.
  • Aguarde alguns instantes e ligue o computador.

Confira as mudanças da mesma forma que você fez para conhecer a versão do BIOS, ou seja, através do comando: msinfo32. Se você nunca mexeu na configuração da BIOS não precisa fazer nada, a maioria dos computadores funciona bem sem nenhuma personalização.

Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post