Como aumentar o metabolismo


fitness

Você sabe o que significa a palavra Metabolismo? Sabe de que forma ele influencia no bom funcionamento do seu organismo? Sabe como mantê-lo acelerado?

Pois é, hoje em dia muito se fala em saúde, atividade física, dietas, reeducação alimentar, mas poucos sabem o que o metabolismo tem a ver com tudo isso. Quantas vezes ouvimos pessoas culpando o metabolismo pelos quilinhos a mais que carrega, mas dificilmente saberiam explicar o porquê dessa afirmação.

fitness11 Como aumentar o metabolismo

Metabolismo na verdade significa transformação. São reações químicas que ocorrem no organismo e que transformam substâncias em energia. Saiba que, enquanto você lê esta matéria seu organismo está trabalhando duro para te manter vivo: Respiração, destruição de células velhas, batimentos cardíacos, digestão, manutenção da temperatura, etc.

Mas de que forma ele faz tudo isso? Através dos alimentos que ingerimos, pois, quando comemos, é o metabolismo que auxilia na digestão e no processo de absorção dos nutrientes, absorção de açucares e gorduras, e queima de calorias.

fitness5 Como aumentar o metabolismo

É por isso que a perda e manutenção do peso estão relacionadas ao bom funcionamento de nosso metabolismo, sendo importante mantê-lo o mais acelerado possível.De que forma? É isso que veremos a seguir:

  1. Fazer refeições menores e mais frequentes: Quando fazemos intervalos muito longos entre uma refeição e outra, o organismo dá um jeitinho de desacelerar o metabolismo para economizar calorias. Aí acontece o ganho de peso.
    fitness21 Como aumentar o metabolismo
  2. Beber muita água: As células de nosso corpo contêm água, e o bom funcionamento do nosso corpo depende das reações químicas dessas células. Manter nosso organismo hidratado vai facilitar e muito nosso metabolismo.
  3. Fazer musculação: Aumentando o volume dos nossos músculos, aumentaremos também o ritmo natural de nosso corpo, pois os músculos necessitam de energia para se manterem vivos. O legal da musculação é que o metabolismo continua elevado várias horas depois de terminar o exercício.
    fitness3 Como aumentar o metabolismo
  4. Aumentar atividade física: Através dos exercícios físicos o metabolismo se mantém funcionando continuamente, “trocando” a gordura por energia.
  5. Não corte proteínas nem gordura de sua dieta: A proteína é a principal matéria prima para a manutenção dos músculos, e a gordura mantém o nível de glicose no sangue. Se seu organismo não encontrar o mínimo de gorduras para queimar, vai usar o músculo como combustível. O segredo é acertar na qualidade e quantidade: prefira as proteínas presentes no feijão, peixe e derivados de soja, e prefira gorduras insaturadas, presentes no abacate, nozes e castanhas, azeite extra virgem, etc
  6. Não corte carboidratos: É o combustível de nosso corpo para manutenção dos músculos. É ele que nos dá energia, mas, da mesma forma que as gorduras e proteínas, preste atenção na quantidade e qualidade. Prefira os grãos integrais, legumes, frutas e verduras.
  7. Dormir bem: é através do sono que nosso organismo, regulamenta nossa massa magra, além de servir para nos dar energia para atividades.
  8. Coma mais fibras: É um alimento termogênico, isso é, de digestão mais difícil, por isso obriga o organismo a trabalhar mais para digeri-lo, aumentando o metabolismo, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino.

Aqui estão algumas dicas para aumentar seu metabolismo e, por consequência, o gasto calórico. Mas você deve saber também o que pode influenciar no mau funcionamento metabólico:

  • Idade: o metabolismo desacelera em 5% a cada 10 anos, depois dos 40 anos de idade. Por isso a importância de manter sempre uma vida saudável.
  • Sexo: Os homens têm metabolismo mais acelerado porque tem mais massa muscular.
  • Hereditariedade: Você pode herdar um metabolismo mais lento ou acelerado.
  • Problemas da Tireóide: Podem tornar seu metabolismo mais lento ou acelerado.
  • Músculos: Quanto mais músculos você tiver, maior será sua queima de gorduras.

Dicas:

  • Alguns alimentos podem acelerar seu metabolismo, mas não existe nenhum que queime calorias.
  • Consulte sempre um nutricionista antes de fazer qualquer mudança radical em sua alimentação.

Lembre-se: Um organismo saudável é fonte de disposição e vida longa, mas toda mudança exige esforço e constância. Não será de um dia para o outro que alcançará todos os resultados, mas mantenha-se firme em seu propósito que logo sentirá os efeitos da mudança de seu estilo de vida. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !