Como bloquear celular roubado


323220917_cca36719e4

Com um numero cada vez maiores de linhas habilitadas no país, as estatísticas seguem este ritmo, indicando que as perdas e roubos de aparelhos celulares também vem crescendo a cada ano.

Existem algumas dicas e procedimentos a serem adotados no caso de termos o nosso celular roubado ou perdido, vejam algumas dicas abaixo.

1. Como bloquear o aparelho:

 

Existe, no Brasil, o CEMI (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), que trata-se de um cadastro nacional único para o registro de aparelhos celulares roubados. O CEMI foi criado com o intuito de impedir que novas linhas sejam habilitadas nos aparelhos em questão.

Para bloquear o seu aparelho, é preciso que você tenha guardado o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu celular. O IMEI é a identidade do aparelho e pode ser localizado, geralmente, bem abaixo da bateria do celular ou através de Nota Fiscal de compra do aparelho.

Desde 2010, não é mais obrigatório apresentar um Boletim de Ocorrência para que a operadora faça o bloqueio do aparelho, portanto a primeira atitude a tomar é entrar em contato com o serviço de atendimento e informar o número do IMEI para que a operadora providencie o bloqueio provisório e imediato. Caso queira que o bloqueio seja permanente, providencie um Boletim de Ocorrência e compareça a uma loja física da operadora para entregá-lo ou, se não tiver o B.O., assine um Termo de Responsabilidade na loja.

340305918 6413d10fcc Como bloquear celular roubado

Via Flickr

 2. Como bloquear a linha de um celular roubado:

 

Outra atitude muito importante é bloquear a linha que está ativa no celular, a fim de evitar diversos problemas, que vão desde a gastos dos seus créditos pré pagos pelos ladrões, aumento considerável da sua conta pós paga ou o uso da linha que está em seu nome para fins ilícitos.

Cada operadora possui um número de contato e um procedimento específico em caso de roubos e furtos de celulares. Confira cada um deles e tenha-os anotados, de preferência junto com o número do IMEI do seu aparelho:

  • Vivo: Ligue para o serviço de atendimento, telefone: 1058 e informe o roubo ou furto. Esta é uma ligação gratuíta e o serviço funciona 24 horas por dia. O celular bloqueado não poderá ser habilitado por outra operadora.
  • Claro: Ligue gratuitamente de qualquer telefone para o número 1052. Clientes cadastrados no site da Claro (Minha Claro) podem solicitar o bloqueio do aparelho roubado também pela internet, desde que tenham guardado a senha de acesso ao sistema, que geralmente é enviada por SMS ao aparelho no momento do cadastro.
  • Tim: Ligue de qualquer telefone para o número 1056 ou, de qualquer celular Tim, para o *144. O prazo máximo para bloqueio da linha é de 120 dias. Após este período, a linha poderá ser cancelada.
  • Oi: Ligue de qualquer telefone fixo para o número 1057 para solicitar o bloqueio da linha ou acesse o site \’Minha Oi\’ para efetuar o bloqueio do celular roubado.

 

4067664053 be02296b3f Como bloquear celular roubado

Via Flickr

 

Quem possui smartphones pode utilizar aplicativos específicos para localizar aparelhos roubados, sempre contando com a ajuda da polícia, por ser uma situação bastante arriscada.

Um dos aplicativos mais conhecidos por usuários deste tipo de aparelho é o \’Find My iPhone\’, que é capaz de indicar a localização exata do aparelho. Este tipo de aplicativo pode ser encontrado em App Stores e em versões gratuítas em sites especializados em downloads.

Enfim, esperamos que você nunca precise utilizar estas dicas, mas é sempre bom ter os dados de seu aparelho anotados e guardados em um lugar seguro, afinal estes aparelhos têm muitas informações pessoais armazenadas, por isso é bom tomar todas as precauções.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !