Como bordar roupas


7454854178_0a9c49dc7f

Com o crescimento da indústria da moda e da indústria criativa, o mundo fashion tem se tornado cada vez mais atrativo e inovador, proporcionando inúmeras possibilidades e releituras nas mais variadas peças e criações. Antes de ser indústria, moda também é arte e como toda arte inspira as pessoas a se conectarem com o mundo e consigo mesmas, transmitindo através das peças sua personalidade e visão interior.

Confeccionar suas próprias roupas faz parte da onda fashion atual, onde os criadores absorvem as novas tendências e as utilizam de forma diferenciada e exclusiva em suas peças. Neste post você encontrará dicas de como criar e bordar suas próprias roupas.

3773541945 ee385ea4f6 Como bordar roupasadam_jones/Flickr

Materiais

  • Uma peça de roupa sem estampa (blusa ou vestido)
  • Tesoura
  • Lantejoulas (cores de sua preferência)
  • Miçangas
  • Linha da cor das lantejoulas
  • Agulha
  • Lápis de desenho ou giz (para marcar a área que será bordada).

5103791751 ffbfae181f Como bordar roupasrubygoes/Flickr

Passo a Passo

  1. Selecione uma peça de roupa sem estampas. Poderá ser uma camiseta, vestido ou blusa, mas prefira roupas com tecidos fáceis de trabalhar, como algodão, poliéster, cetim e outros que achar interessante para a composição.
  2. Escolha o que irá bordar, seja um desenho, um símbolo, figuras geométricas ou se irá apenas destacar algumas partes da roupa, como mangas, gola ou busto.
  3. Após definir o que irá bordar e como fazer, marque o desenho ou região da roupa que irá trabalhar com um lápis ou giz, existem outras formas também, basta procurar a que melhor se encaixa em suas necessidades e ideias. Para fazer o desenho coloque a peça em uma mesa ou base reta, mantenha a roupa bem esticada e marque as formas e regiões que irá aplicar o bordado.
  4. Separe as lantejoulas e miçangas, as coloque em cima do desenho e visualize como ficará a aplicação. Antes de iniciar o bordado na roupa teste suas habilidades em outro tecido, evitando dessa forma comprometer sua criação.
  5. Selecione a linha e a passe por dentro da agulha dando um nó para finalizar, inicie o procedimento de dentro para fora, permitindo que o acabamento final permaneça escondido. Assim que passar a agulha pelo tecido da roupa, encaixe a lantejoula na ponta da agulha e a deixe escorregar pela linha até que fique bem rente ao tecido, depois retorne a agulha para dentro da roupa pelo lado direito da lantejoula e bem próximo a ela, ao retornar com a agulha a engate na outra lantejoula e assim sucessivamente, vá seguindo a linha do seu desenho e bordando um caminho de lantejoulas. Caso queira usar as miçangas, as coloque em cima de cada lantejoula para deixar o acabamento mais bonito e volte a agulha pelo lado direito da miçanga, passando a mesma por dentro da lantejoula.
  6. Para finalizar o bordado, após passar a última lantejoula, retorne a agulha para dentro da peça e dê o nó final, de forma que a aplicação fique firme, em ordem e segura para não desmanchar, entre e saia quantas vezes achar necessário antes de dar o ponto final, apenas tome cuidado para que o acabamento não fique feio.
  7. Após finalizar o bordado cuide bem de sua peça e lave a roupa somente à mão.

5305835059 2e12761382 Como bordar roupasrubygoes/Flickr

Dicas

  • Pesquise tendências e composições de grandes marcas para se inspirar nos bordados.
  • Crie peças únicas usando seu estilo e criatividade.
  • Mostre suas criações na internet e ganhe dinheiro com elas.

A moda é para todos, portanto use suas habilidades e lance tendências. Com a era da internet basta ter boa vontade e ser criativo para se destacar. Fique atenta a tudo que rola de novo e diferenciado no mundo da moda e sempre confira o visual dos fashionistas para se inspirar e arrasar nas criações pessoais.

Pinte e borde com criatividade!

(Imagem Destaque:  Mark Fischer/Flickr)